Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Vá de bike pelo Vale do Ribeira

O Circuito Lagamar é novo, mas já conquistou muita gente pela chance de conhecer, de bike, comunidades caiçaras e trechos de mata atlântica

Foto: Divulgação

Texto de Gabriel Gameiro

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Circuito Lagamar vai encher os olhos de quem ama andar de bike e conhecer lugares novos: são 180 km, divididos em 4 trechos entre os municípios de Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga e Cananeia, localizados no litoral sul do Estado de São Paulo e na região de Lagamar, reconhecida pela Unesco como Reserva de Biosfera da Mata Atlântica. “É uma região muito bela. Passamos por paisagens maravilhosas, que mesclam mata atlântica e litoral. Pedalar na areia de Ilha Comprida foi uma experiência incrível”, conta a consultora de marketing Mônica Trancoso.
De acordo com os criadores do trajeto, dá para fazer o percurso inteiro entre 3 e 4 dias, mas, claro, tudo depende do ânimo e da disposição de tempo de cada um. “Fiz o trajeto em 5 dias, pois optei por passar um dia na cachoeira do Pitu, que é muito bonita. A região é muito segura e o guia traz a descrição de locais para hospedagem com ótimos preços”, afirma o professor Guilherme Rocha. Uma dica: se a sua intenção é ficar hospedado em pousadas, faça a reserva com certa antecedência para evitar imprevistos.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O circuito foi pensado para iniciantes, portanto, não haverá grandes complicações nem sofrimento pelo caminho. “O trajeto é em sua maior parte plano, o que possibilita você chegar mais cedo nas cidades e curtir o fim de tarde nelas, ou estender o pedal para alguma outra atração local”, conta a empresária Valeria Falcão. Um senão: recém-lançado, ainda sofre um pouco com a falta de placas sinalizadoras, que estão em fase de implantação. “Seguimos o caminho pelo GPS, mas já estão colocando placas no caminho. Vai ficar perfeito”, acrescenta Valeria.

 

Como fazer o circuito

Faça um check-up da sua bike antes de se aventurar. Não é preciso grandes preparos, mas você deve ser capaz de pedalar numa boa pelo menos 50 km numa tirada única. Leve alforjes impermeáveis (onde poderá levar comida para o caminho, roupas etc.) ou compre uma capa para cobri-los, pois a região litorânea e serrana é úmida, com grandes chances de precipitação. Como se trata de um circuito, começa e termina no mesmo local: em Ilha Comprida. Os organizadores disponibilizam um kit (que pode ser retirado na panificadora Cajara, tida como o início do circuito), que contém um guia com todas as informações necessárias, inclusive sugestões de onde dormir. Ele custa R$ 20 e segue o princípio de muitos dos circuitos europeus de bike: ao final do trajeto, ganha-se um certificado de conclusão, desde que o guia esteja devidamente carimbado. Você pode mandar um e-mail  para o idealizador (William) e receberá um arquivo em PDF do trajeto.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Advertisement

Você também vai gostar

Ciclismo

Treinadora explica como a modalidade pode ser benéfica para quem quer emagrecer e melhorar o rendimento no ciclismo

Ciclismo

Conheça os benefícios da prática para o emagrecimento, condicionamento físico e saúde mental

Ciclismo

Entrevistamos Viviane Mendonça, que incentiva e dá dicas de como as mulheres podem passar a andar mais de bike

Ciclismo

Não deixe sua bike de lado em época de chuva. Siga 5 conselhos fáceis de fazer para manter o bom desempenho mesmo em condições...