Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Yoga: como a prática melhora a corrida – e a vida

Nossa editora e professora de yoga Amanda Preto conta como a prática melhorou sua performance na corrida e seus benefícios para uma vida mais consciente

yoga
Foto: Arquivo pessoal

Antes de conhecer a fundo o yoga e sua filosofia, achava que a prática se limitava a algumas posturas de alongamento e meditação. De fato, isso é uma parte dessa grande árvore que é o yoga, que entrou na minha vida meio sem querer e ficou para sempre. Comecei a praticar yoga pois estava em um momento crítico da vida, em que várias questões existenciais tomam conta dos pensamentos (quem nunca?) e precisava de algo para acalmar esse turbilhão todo. Em seguida veio a corrida, que surgiu como um complemento terapêutico – e que me fez emagrecer mais de 20 kg aliada à prática de yoga.

 

yoga

Foto: Arquivo pessoal

Como o yoga ajuda na performance

No processo de emagrecimento, eu precisava de um treinamento de força para combinar com a corrida. O yoga é perfeito, pois trabalha de forma integrada todos os grupos musculares, em intensidades diferentes, pois é possível adaptar o ásana (postura) para o seu corpo, assim como o tempo de permanência. Para corredores, por exemplo, é possível tirar excelente proveito da prática. Alguns ásanas, como a sequência de guerreiros (Virabhadrasana), trabalham intensamente as pernas e mobilidade dos quadris. Outras, ainda, trabalham vigorosamente o core e membros superiores (prancha Kumbakasana e flexões yogis, chamadas de Chaturanga Dandasana). A respiração é bastante exigida por meio dos pranayamas (técnicas de respiração com diversas finalidades – relaxamento, ganho de energia, etc.), permitindo que você se conecte ao movimento de inspirar e expirar de forma fluida para outros esportes.

Depois de alguns anos de prática de yoga, percebi que minha corrida não seria a mesma se não tivesse aprendido a respirar corretamente. Dessa forma, tudo o que você precisa é dedicar-se, pelo menos, três vezes na semana e apenas 1 h do seu dia para entender o que estou dizendo. Na prática dos treinos, você terá mais disposição, foco e mais energia às passadas. A mobilidade e flexibilidade trabalhadas no yoga ajudam na melhora da biomecânica, reduzindo o risco de lesões e dores depois do treino.

Há vários estilos de yoga e um deles combina com a sua busca, pode ter certeza. Cito alguns: Hatha yoga (o tradicional e clássico), Vinyasa, Iyengar, Bikram, Kundalini e Superioga (meu favorito do momento, criado pelo mestre brasileiro Paulo Junqueira).

 

Veja também: 4 corridas em lugares incríveis ao redor do mundo para conhecer

 

O que a tradição milenar pode agregar à sua vida

A correria do dia a dia nos deixa tão desatentos e imersos em nossas próprias preocupações que nos esquecemos de olhar para o que está acontecendo dentro do nosso mundo interno. Para encarar a realidade do mundo externo, é preciso estar em paz e em harmonia com o universo que carregamos dentro de nós. O yoga é a chave para o entendimento e conexão com a nossa essência. Papo zen? De jeito nenhum. Hoje em dia, é uma dádiva manter o estresse e a ansiedade controlados enquanto o mundão lá fora parece entrar em colapso. O equilíbrio é um artigo de luxo que não está à venda nas prateleiras, mas pode ser conquistado com perseverança e humildade. Meditar e reservar um tempo para se movimentar e fazer o que gosta – e não necessariamente yoga – é uma forma de organizar um pouco esse caos que habita o ser de cada um. Com a prática assídua, você vai notar que a qualidade dos seus pensamentos será cada vez melhor, pois onde há paz e relaxamento, não há pessimismo. A consciência para o momento presente se aprimora, então aqueles pensamentos arraigados no passado e as preocupações do futuro ficam onde devem estar – no passado e no futuro. No presente, você se concentra e aprecia o momento, abrindo o caminho para soluções, novos planos e ideias.

Convido você a desafiar-se e experimentar o yoga por três meses e na frequência que sugeri acima: três vezes por semana, 1 h por dia. Quero que divida comigo o que achou depois desse período. Espero por você!

 

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Treinos

É um tipo de conselho que pode impactar a performance do praticante

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Corrida

A checagem do treino diário vai te guiar na conquista dessa meta

Treinos

Tudo começa pelo trabalho de fortalecimento muscular

Corrida

Os ingressos para este evento já estão esgotados há dois meses