A maioria das pessoas está cada vez mais preocupada e interessada em saber o que come e como os produtos consumidos são feitos. E para quem lê os rótulos, com certeza os aditivos alimentares já devem ter aparecido, juntamente com a dúvida de para que servem e o que são. Pensando nisso, a Sport Life conversou com o nutricionista e Assessor Técnico do ITAL Airton Vialta sobre o assunto. Confira!
Afinal, o que são aditivos alimentares?
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde) define aditivos alimentares da seguinte forma: substâncias adicionadas aos alimentos sem o propósito de nutrir, mas com o objetivo de modificar ou manter as características físicas, químicas e biológicas ou sensoriais desses produtos.
Os aditivos são usados no processamento de alimentos para cumprir diferentes funções, entre elas garantir a segurança, manter o frescor, agregar sabor, manter boa aparência e conferir textura adequada. Cada um deles é usado com uma finalidade específica e em quantidade pré-determinada.
“No leite pasteurizado, por exemplo, inclusive por exigência legal, não se utiliza aditivos. No leite UHT são utilizados apenas os estabilizantes citratos e ou fosfatos, pois o produto passa por tratamento térmico mais severo que o leite pasteurizado. Já para outros produtos como pães, massas, biscoitos, geleias, maioneses, algumas bebidas, bolos, sorvetes, sobremesas, etc, necessita-se mais aditivos”, explica o pesquisador e Assessor Técnico do ITAL Airton Vialta.
O pesquisador ainda explica o passo a passo do bolo. Para a indústria colocar no mercado um bolo que apresente o mesmo padrão nos diferentes lotes de produção, que mantenha sua qualidade e segurança por tempo suficiente para poder ser comercializado e consumido e que atenda as demais exigências do consumidor, ela terá que usar vários aditivos, como:
- Fermento químico (bicarbonato) ou biológico
- Aroma
- Corante
- Estabilizante (goma xantana)
- Emulsificante (lecitina de soja)
- Umectante (aumenta a umidade, sorbitol)
- Acidulante (aumenta a acidez)
- Conservante (evita o crescimento de microrganismos como bolores)
Aditivos alimentares fazem mal?
De acordo com o site Alimentos Processados, criado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, os aditivos não fazem mal para a saúde, pois são usados em quantidades seguras para o consumo autorizadas pela ANVISA.