Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Angélica Almeida

Aeróbico atrapalha a hipertrofia? Personal desvenda mitos do cardio

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, detalha a importância do exercício cardiovascular aliado à musculação

Aeróbico atrapalha hipertrofia?
Aeróbico atrapalha hipertrofia? - Foto: Shutterstock

Fala meus amores, Angélica Almeida mais uma vez trazendo informações sobre o universo fitness, que vem crescendo cada vez mais. Mas, é bom lembrar que as informações que trago são sempre baseadas em evidências cientificas. Isso é importante ressaltar porque por muito tempo os resultados eram reconhecidos apenas pela prática.

Afinal, quando pensamos no ser humano, é necessário “pensar” de uma forma geral. Seja no movimento, na nutrição, emocional e comportamental.

Não vivemos mais no tempo das cavernas, mas esse DNA, está em nossas células. Antigamente era necessário caminhar por horas e horas atrás de alimento e ter força para levantar pedras gigantes. Hoje em dia replicamos isso no nosso dia a dia, e até mesmo na academia. Mas, sem correr o risco de ser comido vivo. Olha como mudou!

Dessa maneira, podem surgir dúvidas sobre a realização de atividades físicas. Como, por exemplo, se fazer aeróbico pode atrapalhar a hipertrofia. Entenda que uma prática envolve a outra. Ou seja, se o seu condicionamento cardiorrespiratório estiver mais desenvolvido, você irá realizar um exercício de força com mais eficiência sem prejudicar o seu corpo.

Mas o maior problema que enxergo como profissional, é que as pessoas não estão preocupadas com a perda da massa magra. E sim que elas não acharam prazer suficiente para ter aderência nesse tipo de exercício físico.

Nosso corpo precisa de estímulos para podermos realizar tarefas básicas do nosso dia a dia. Para levantar da cama é necessário ter o mínimo de força, para caminhar até o banheiro o mínimo de resistência. Mas ninguém quer viver com o mínimo se pode ter o máximo. 

Aeróbico e musculação são atividades distintas, mas que se complementam e são essenciais para o ser humano

Se estiver ocorrendo perda de massa magra, é necessário investigar o motivo. Quando isso ocorre, o treino de força não está adequado. Progressão de carga e método de treinamento precisam de ajustes.

Excesso de cardio? Planejar, planilhar, executar conforme solicitado.

Pouco treino de força? A manutenção da massa magra depende do exercício resistido (musculação). 

Para saber se está evoluindo nos treinamentos é importante avaliar, para posteriormente, mapear a evolução. Portanto, faça uma avaliação física completa.

A dose certa, depende de cada individuo e da sua condição física. O que é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) são 300 minutos por semana.

Interessante identificar o nível de esforço da sua atividade. Afinal, uma caminhada rápida, que você não consegue falar é diferente de uma caminhada no supermercado. Aprenda a identificar o nível do seu esforço e o seu limite.

Como profissional o que posso orientar é: alterne entre as atividades, desde que um treino não atrapalhe o outro.

Cada um tem uma realidade e objetivos diferentes, por isso, a inclusão do aeróbico é muito delicada para ser definida em um único post. É necessário avaliar o aluno como um todo.

Espero ter ajudado e até a próxima!

Escrito por

Personal para mães e mulheres/ Coach de Emagrecimento/ Analista de Perfil Comportamental de Emagrecimento. @angelicaptrainer.

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai