Não se sabe ao certo quando a água aromatizada surgiu no cardápio. Porém, em países árabes, a utilização vem de longa data, usualmente degustadas em festas devido às restrições ao álcool contidas no Alcorão.
Trata-se de uma estratégia natural, diferente e gostosa de se hidratar e matar a sede, sem recorrer a produtos repletos de conservantes ou com um sabor. A bebida é naturalmente hidratante, diurética, favorecendo a eliminação de toxinas e permitindo os mais variados sabores.
Na hora da preparação, é sempre importante não perder as características de água, ter cuidado para não exceder na quantidade de frutas ou o que for adicionado para não ter um aspecto de suco ou refrigerante, aumentando as calorias. “O indicado é que tenha um leve gostinho. Recomendo que seja feita com água gelada ou com gelo depois de pronto. O prazo de validade da água aromatizada é de apenas quatro horas e ela não deve ser acondicionada na geladeira”, explica a nutricionista Camila Avileis.
O preparo é bem simples e pode ter várias combinações, que vão desde frutas vermelhas até especiarias. Em todas elas, você deve manter os ingredientes imersos no líquido e aguardar cerca de 1h para consumi-las.
Confira 15 receitas de água aromatizada:
Gostou de aprender a fazer água aromatizada? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: Instagram, Facebook e Twitter.