A chuva é, muitas vezes, um problema na hora de praticar atividades físicas. Já falamos sobre como evitar que ela atrapalhe sua corrida, mas agora chegou a vez de darmos dicas para você continuar firme na bike e não pare de pedalar em época de chuva. Não pense em desistir só porque vai ficar molhado.
Algumas mudanças são essenciais no alto desempenho, como colocar sapatilhas com trava e velcro, para evitar que elas se soltem durante o caminho. Outro ponto importante é buscar um pneu tenha cravos, para te dar mais estabilidade. Bom, se tudo isso irá gerar muitos gastos à você, não se assuste e confira coisas mais simples e fáceis de fazer.
Pequenos obstáculos: Quando perceber que precisa descer da bike para ultrapassar um riacho ou para deixar uma raiz para trás, pegue a magrela pela parte de cima do quadro. Isso vai ajudá-lo a ganhar tempo.
Obstáculos maiores: Se tiver que ficar com a bike nas costas por mais tempo, você deve pegá-la pela parte debaixo do quadro e, em seguida, apoiar o selim no ombro, para dar mais sustentação ao movimento.
Subidas com terreno escorregadio: Quando estiver diante de uma subida íngreme e com bastante lama, o melhor a fazer é empurrar a bike. Apoie o antebraço no selim (o que também o ajudará a descansar) e empurre-a ladeira acima.
Subidas: Há duas formas de pedalar nesse caso. Se a pista estiver mais firme, opte por pedalar de pé, pois ganhará tempo. Mas, se o terreno estiver irregular, fique sentado na bike, pois, se levantar, poderá perder o controle da magrela.
Descidas: Quando estiver ladeira abaixo, coloque o corpo para trás para compensar o centro de gravidade. Se você não se posicionar dessa forma, perderá a estabilidade sobre a bike, e a traseira pode até levantar.