Álcool antes da corrida pode? Veja o que Leonardo Lima, fisiologista do exercício e professor da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP), diz sobre os efeitos de bebidas alcoólicas em relação ao desempenho do corredor:
Consumir álcool antes da corrida prejudica o rendimento?
Quem não gosta de um vinhozinho ou de uma cervejinha à noite? Mas e na noite antes daquela prova que você se preparou tanto? Será que beber álcool no dia que antecede a prova-alvo pode botar todos os meses de preparação a perder?
Uma das marcas de um campeão é a dedicação aos treinos. No universo da corrida, não poderia ser diferente. Quando pensamos nos efeitos do álcool para um atleta, temos que analisar algumas questões. A primeira delas é: o atleta é de alto rendimento, amador ou apaixonado por corridas?
Para uma atleta de alto rendimento, o único momento em que ele geralmente pode usufruir de bebidas com álcool é no período de transição, ou seja, depois que a competição já se encerrou. Mesmo assim, a possibilidade de usufruir de bebidas deverá ser moderada.
Esse corredor certamente será prejudicado se ingerir bebida na noite anterior, pois seu organismo sofreu muitos ajustes fisiológicos e metabólicos no planejamento das sessões e uma mudança drástica na alimentação (a ingestão de bebida alcoólica, por exemplo) poderá trazer alterações bioquímicas no corpo e, com isso, uma perda de performance. Já para os atletas amadores e apaixonados por corridas e esportes de endurance, o peso da cobrança será completamente diferente.
No entanto, eles também serão acometidos por alterações bioquímicas que poderão levar a prejuízos enzimáticos e hormonais, além de o álcool potencializar a desidratação. Aconselho aos corredores a não ingestão de álcool às vésperas de provas, tanto para atletas de alto rendimento quanto para amadores.
Comemore depois de ultrapassar a linha de chegada!
Gostou das dicas? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: Instagram, Facebook e Twitter!