Veja como manter uma alimentação saudável durante um tratamento de câncer

Não deixe o mal te abalar e continue se alimentando da melhor forma possível!

Alimentos sobrepostos em cima de uma mesa tratamento de câncer
(Foto: Shutterstock)

O câncer, de maneira geral, é uma das doenças mais sérias que pode ser desenvolvidas por uma pessoa. Ele é definido como uma enfermidade crônica que pode ter diferentes causas. Caracterizado, principalmente, pelo crescimento descontrolado e disseminado de células anormais no organismo, que se reproduzem até formar uma massa de tecido conhecida como tumor, um dos efeitos mais severos é a desnutrição, ocasionada pela própria doença ou devido ao tratamento de câncer.

A nutricionista Natasha Terra explica que os principais fatores deste problema nos pacientes são: redução na ingestão total de alimentos, alterações metabólicas e aumento da demanda nutricional. A especialista acrescenta que a terapia nutricional (TN) no paciente oncológico tem como objetivo a prevenção ou reversão do declínio do estado nutricional. Além de evitar a progressão para quadros de caquexia, garantindo assim melhor qualidade de vida para o indivíduo.

Confira, a seguir, as principais dicas da nutricionista para manter uma alimentação saudável em diferentes situações que podem acontecer durante o tratamento de câncer.

Alimentação saudável durante tratamento de câncer

Apesar dessas dicas superimportantes, é fundamental que sempre haja a procure de um especialista para cada caso. Uma vez que que o organismo de cada pessoa pode reagir de diferentes maneiras aos estímulos aqui apresentados.

Sendo assim, atente-se ao que seu corpo fala. Acredite, é possível vencer essa disputa. Cuide-se e siga em frente!

 

Edição: Vítor Ferreira e Leonardo Guerino

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você