Alimentos para combater o inchaço das festas de fim de ano

Saiba quais colocar no cardápio durante o período de comemorações

inchaço de fim de ano
Foto: iStock

O ano está terminando, as altas temperaturas do verão chegando e nosso corpo já começa a sentir mudanças. Para muitas pessoas, os exageros cometidos durante as festas se tornam visíveis com a retenção de líquido. O inchaço de fim de ano acaba se tornando uma preocupação para muitos que desejam aproveitar as comemorações e também a estação.

Existem alguns alimentos funcionais que podem ajudar a evitar essa retenção de líquido, por possuírem um alto teor de água em sua composição. Como, por exemplo, a melancia, melão, abacaxi, chuchu, pêssego, cenoura.

Mas não adianta depender apenas dos alimentos para prevenir ou eliminar o inchaço de fim de ano. Vale a pena ressaltar que a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia deve ser feita. Além de evitar o consumo de industrializados e reduzir a quantidade de sal e embutidos.

Reunimos, portanto, dicas de alimentos que podem te ajudar a minimizar esses efeitos, com o auxílio da nutricionista Paula Castilho, especialista em nutrição clínica. Confira a seguir!

Saiba como combater o inchaço de fim de ano:

1. ALIMENTOS COM POTÁSSIO: alimentos ricos em potássio ajudam a desinchar e regular o sódio no organismo. Entre eles temos a banana, batata, tomate, manga, entre outros.

2. DIURÉTICOS NATURAIS: melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão são diuréticos naturais. O que significa? Bem, eles ativam os rins, eliminando líquidos do organismo e aumentando, dessa maneira, a diurese.

3. APOSTE NAS FIBRAS: fibras estão presentes em grandes quantidades em alimentos como aveia, granola, ameixa seca e uva. Eles previnem a prisão de ventre e ajudam no funcionamento do intestino, o que também é importante para esse período onde consumimos mais comida que o normal.

Foto: Pixabay

4. FOLHAS VERDES-ESCURAS: as saladas são aliadas da perda de peso até nesse caso. Em especial, as que contém folhas verde-escuras, pois elas ativam a circulação e ajudam a acelerar o metabolismo.

5. ALHO: o alho possui propriedades que estimulam o sistema gástrico, contribuindo para aliviar gases e inchaços, além de diminuir a pressão arterial.

6. SALSA: a salsa é rica em vitaminas e minerais e ajuda a digerir os alimentos mais pesados, atuando também como diurético. Algumas pessoas preferem consumi-la na forma de chá.

Foto: Pixabay

7. EVITE ESSES ALIMENTOS: atenção! Nem todos vegetais são seus amigos quando falamos de inchaço. Repolho, couve, couve-flor e batata-doce por exemplo, fermentam e provocam gases, portanto podem ser evitados.

Também vale reforçar que refrigerantes e embutidos são ricos em sódio e são alguns dos causadores de inchaços: consuma-os com moderação.

Gostou de saber os alimentos para combater o inchaço de fim de ano? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais InstagramFacebook e Twitter para saber mais sobre saúde, esporte, nutrição e muito mais.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você