Connect with us

O que você está procurando?

Condicionamento Físico

Alongamento ou mobilidade? Qual o mais indicado para o inverno

Fisioterapeuta revela se são os alongamentos ou os exercícios de mobilidade os mais indicados para evitar as dores da estação

Alongamento ou mobilidade? Saiba qual o melhor exercício para o Inverno
Alongamento ou mobilidade? Saiba qual o melhor exercício para o Inverno / Foto: Shutterstock

O inverno pode ser a estação preferida de algumas pessoas, mas está longe de ser confortável para muitas outras. Isso porque o clima frio faz as dores no corpo aumentarem.  fisioterapeuta e ex-atleta profissional, Walkyria Fernandes explica o porquê isso acontece.

“Quanto mais tempo o paciente fica parado, mais dolorosa será a estação. No inverno, com a temperatura mais baixa, a tendência é nos encolhermos e ficarmos mais parados. Isso só piora as dores, já que o corpo vai ficando mais rígido”, esclarece.

Impactos fisiológicos do frio

Ela comenta ainda que nossos músculos são cobertos por uma membrana fina e transparente, chamada fáscia. É ela que oferece a sensação de rigidez e elasticidade. “Quanto mais contraído o corpo estiver, menos mobilidade ele terá. Essa menor mobilidade faz com que você se desloque menos, gerando cada vez mais tensão na fáscia”, explica a fisioterapeuta. 

Um exemplo desta condição são os pacientes que já sofrem de artrose, um processo degenerativo que afeta as cartilagens, tecidos são os que protegem as articulações. Durante o inverno, eles ficam mais suscetíveis às dores. De acordo com a médica, isso ocorre pela baixa temperatura, que causa um estreitamento dos vasos sanguíneos e, consequentemente, prejudica a circulação do sangue.

Além disso, devido a tendência de ficarmos mais encolhidos no frio, é comum também o surgimento de dores tensionais na cervical e em suas irradiações. Uma solução para isso pode ser a realização de exercícios físicos e fisioterapia, quando necessário.

Alongamento ou mobilidade?

A fisioterapeuta clínica alerta para o cuidado ao alongar-se antes dos exercícios, com intuito de se aquecer. Segundo a especialista, o alongamento não previne lesões e nem aquece os músculos. Para essa finalidade, os movimentos de mobilidade são os mais indicados.

Esses exercícios são caracterizados pelo movimento de “vai e vem” ou de rotação dos membros – práticas muito utilizadas por atletas antes de uma competição. De acordo com Walkyria, esses movimentos de repetição lubrificam as articulações

“Além disso, a principal dica é manter o corpo em movimento. Os exercícios ajudam a elevar a temperatura corporal, que é importante para não causar dores articulares e musculares”, finaliza.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Prática é importante para qualquer modalidade esportiva

Treinos

Preparar o corpo para atividades intensas é o primeiro passo para prevenir problemas

Saúde

Essas prevenções impedem o surgimento de lesões no joelho e de doenças degenerativas, como a artrose

Treinos

Entenda como evitar que o frio te deixe sedentário e sem ânimo para exercícios