Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Anda ansioso? Nutricionista revela 3 alimentos que você deve evitar

Outro motivo para apostar na dieta equilibrada em prol do bem-estar diário

Alimentos a serem evitados por ansiosos
Alimentos a serem evitados por ansiosos - Shutterstock

Um sujeito ansioso, muitas vezes, não consegue sequer identificar quais gatilhos o fazem sofrer. No entanto, o que alguns não sabem é que até mesmo aquilo que comemos pode afetar a nossa saúde mental. Por isso, com a ajuda da nutricionista Adriana Stavro separamos três alimentos que precisam ser evitados por quem sofre de ansiedade. Confira:

Os alimentos a serem evitados por ansiosos

Cafeína

“É um estimulante do sistema nervoso central. O excesso pode causar efeitos colaterais tais como nervosismo, tremores, dor de cabeça, insônia, agitação mental, taquicardia, suor frio, sensação de angústia e ansiedade. Portanto, pessoas ansiosas devem ficar atentas às doses consumidas. A cafeína aparece naturalmente em alguns alimentos e bebidas e alguns exemplos são chás, cafés, chocolate, bebidas energéticas, suplementos e medicamentos como analgésicos ou remédios para resfriado”, disse Adriana em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Gorduras saturadas

O seu consumo excessivo pode acarretar mecanismos inflamatórios, o que afeta negativamente o equilíbrio químico no cérebro e influencia a saúde mental. “A inflamação crônica demonstra associação com a ansiedade, depressão e transtorno de humor deprimido”, acrescentou Stavro.

Álcool

“Atua como um depressor, que significa que suprime o sistema nervoso central e interfere na forma como você processa as emoções, aumentando tristeza e ansiedade”, garantiu.

Bônus – Alimentos processados

São as iguarias ricas em aditivos, açúcar, sal e calorias. “O consumo regular aumenta a inflamação crônica de baixo grau. Respostas inflamatórias prolongadas podem aumentar o risco de depressão e ansiedade e levar a alterações de apetite, fadiga, comprometimento cognitivo e distúrbios do sono”, destacou a nutricionista.

Como que o açúcar piora a ansiedade?

“O consumo excessivo de açúcar, especialmente de açúcares refinados, pode levar a flutuações rápidas nos níveis de glicose no sangue. Dessa forma, essas flutuações podem resultar em picos e quedas de energia, que causam irritabilidade, nervosismo e ansiedade”, explica a nutricionista.

Além disso, o açúcar pode influenciar na desregulação de neurotransmissores, como a serotonina, substância química cerebral associada a distúrbios de ansiedade e depressão. Um estudo de 2017 mostrou que homens que consumiam uma grande quantidade de açúcar de 67 g ou mais por dia lidavam com 23% mais de probabilidade de receber um diagnóstico de depressão clínica em cinco anos”, concluiu Adriana Stavro.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Definir músculos

Conjunto de dicas que serve para esclarecimentos de dúvidas

Saúde

Médica nutróloga revelou os efeitos positivos que essa renúncia pode oferecer ao organismo humano

Nutrição

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, possui incríveis benefícios para a saúde física e mental. Nutróloga ensina maneiras de consumir

Nutrição

Lembre-se que na dúvida vale a pena consultar um especialista

Nutrição

A maioria pensa que esse momento é o "dia do lixo"

Nutrição

Esses questionamentos são recorrentes nas consultas

Advertisement

Você também vai gostar

Definir músculos

Conjunto de dicas que serve para esclarecimentos de dúvidas

Saúde

Médica nutróloga revelou os efeitos positivos que essa renúncia pode oferecer ao organismo humano

Nutrição

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, possui incríveis benefícios para a saúde física e mental. Nutróloga ensina maneiras de consumir

Nutrição

Lembre-se que na dúvida vale a pena consultar um especialista