Não importa qual é a fase da vida, ou seja, vale a pena estar em dia com a dieta para sentir os efeitos. Dessa maneira, o estudo disponível na revista Nutrients citou que antioxidantes na dieta melhora qualidade de vida e a pele de mulheres com acne.
A eficácia dos antioxidantes na dieta
Essa pesquisa avaliou a relação entre o índice de qualidade antioxidante da dieta e a qualidade de vida de mulheres jovens com acne vulgar, o que resultou no total de 165 mulheres entre 18 e 35 anos.
As participantes aderiram a dieta diária de até 5000 kcal com base na individualidade de cada uma das envolvidas. A escala de qualidade antioxidante da dieta foi utilizada para avaliar a ingestão de vitamina C, vitamina E, betacaroteno, cobre, manganês, ferro, zinco, selênio, fitosteróis, lignanas e polifenóis na dieta.
Além desses critérios, os componentes de enzimas antioxidantes, como superóxido dismutase, glutationa peroxidase e catalase também foram examinados. Mais de 50% delas lutaram contra a acne vulgar durante dois a cinco anos, com algumas que sofreram mais de cinco anos e 9% das mulheres apresentavam acne grave. Assim, concluiu que incrementar a dieta com antioxidantes é benéfico para o tratamento da própria acne.
A visão da especialista
“A inflamação causada pelo estresse oxidativo da unidade pilossebácea e pela oxidação do sebo inicia o desenvolvimento da acne. Portanto, estratégias dietéticas que promovam um maior aporte de antioxidantes podem ser benéficas para auxiliar o tratamento”, concluiu a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.