Articulações estalando: ortopedista explica as razões

Especialista diferencia quando o estalo nas articulações é normal e quando não é. Entenda se há a necessidade de procurar atendimento médico

Articulações estalando: ortopedista explica as razões
Articulações estalando: ortopedista explica as razões / Legenda: Shutterstock

As articulações (ou “juntas”) estalando podem ocorrer em qualquer idade, sendo algo bastante comum. Contudo, é preciso ficar atento com a frequência e onde o estalo acontece. Quem faz o alerta é o Dr. Luiz Felipe Carvalho, ortopedista especialista em medicina regenerativa pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM).

Por que as articulações estalam?

O médico explica que o estalo acontece, geralmente, devido a presença do líquido sinovial nas articulações. Esse líquido é semelhante a um lubrificante e contém gases e nutrientes importantes para a cartilagem. “A liberação e a vibração desses gases gera o som, isso ocorre através da movimentação da articulação”, esclarece.

Quando ficar alerta

Luiz conta que, se o barulho do estalo nas articulações é frequente, ou vem acompanhado de algum tipo de incômodo ou dor, o ideal é procurar imediatamente um médico especializado. “Este rangido pode ser ocasionado por problemas de artrose, artrite, sinovite e condromalácia patelar, por exemplo”, revelou.

Segundo o médico, nesses casos, uma boa alternativa é optar por aplicação de gelo no local, fisioterapia e reforço muscular.

Cuidados especiais com os joelhos

O joelho é uma das principais articulações do nosso corpo, principalmente porque impacta diretamente na nossa mobilidade. É também uma das mais atingidas por estresses e lesões. Por isso o Dr. Luiz destaca três dicas que podem ajudar a preservar a saúde dos seus joelhos:

  • Caso você trabalhe sentado, certifique-se de que haja espaço embaixo da mesa para movimentar as pernas. Evite cruzá-las e tente mantê-las mais esticadas (em 120 graus em vez de 90, por exemplo).
  • Fortaleça o glúteo médio. O músculo se localiza na lateral do quadril e precisa estar devidamente fortalecido para que as pernas estejam bem alinhadas e não haja excesso de peso sobre os joelhos, e assim sobre as articulações. Consulte seu treinador sobre os exercícios que podem ser realizados com essa finalidade.
  • Se você corre, não se esqueça dos treinos complementares e de seguir uma planilha de acordo com as suas necessidades. Antes de avançar na corrida, o ideal é “aprender” a correr.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você