Atividades ao ar livre no outono: dicas para aproveitar a estação

A prática de exercícios físicos no frio pode ajudar a queima de calorias. Mas existem cuidados a serem tomados!

Atividades ao ar livre no outono. Mulher agasalhada se alongando.
Foto: Reprodução/Freepik

Com a queda de temperatura, a disposição para exercícios físicos, principalmente outdoor, diminui. No entanto, vencer a vontade de ficar em casa debaixo das cobertas pode ser recompensador: esta é a melhor época do ano para queimar calorias, uma vez que o corpo gasta energia para se manter aquecido. Por isso, aposte em atividades ao ar livre no outono!

Além de ser saudável e oferecer menos riscos à saúde, os exercícios realizados durante as estações mais frias tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil óbitos no país. “Contudo não podemos generalizar, pois os resultados dependem da quantidade e da intensidade do exercício e, principalmente, de uma alimentação adequada”, alerta Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do HCor (Hospital do Coração).

Atividades ao ar livre no outono

Para o fisiologista do esporte, nossa aptidão cardiorrespiratória pode diminuir em 20% dentro de três a oito semanas, caso os níveis de atividade física sejam interrompidos. Para evitar que isso aconteça, confira as dicas de Diego para manter o ritmo dos treinos ao livre no frio:

Aumento da fome

Você já percebeu que quanto mais frio, mais apetite temos? Essa história não é mito! Na verdade, acontece porque, para conservar a temperatura básica do organismo, o metabolismo precisa acelerar o funcionamento, podendo chegar a uma atividade até cinco vezes maior do que o normal.

Segundo Diego, é por esse motivo que as pessoas ingerem um número maior de alimentos com grande quantidade de gordura (como chocolate quente, feijoada e sopa) e, por isso, é importante praticar os exercícios, lembrando sempre da importância do aquecimento antes das atividades, que podem evitar lesões musculares mais graves.

 

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Texto e edição: Érika Alfaro | Consultoria: Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do HCor (Hospital do Coração)

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