Treinos

Barra de proteína é para o pré ou pós-treino? Entenda

É só adaptar esse consumo em meio aos objetivos

Barra de proteína é para o pré ou pós-treino - Shutterstock

Um atleta profissional ou amador, que visa a sua alta performance, está sempre atento com os seus hábitos fora do âmbito esportivo. Ou seja, permanece atualizado sobre o que pode lhe fazer bem ou mal em uma refeição. Eis que há uma dúvida para os amantes desse universo: a barra de proteína é para o pré ou pós-treino?

Veja se a barra de proteína é para o pré ou pós-treino

“O consumo de barras de proteínas pode ser benéfico tanto no pré quanto no pós-treino dependendo dos objetivos e das preferências individuais. No pré-treino, as barras podem fornecer uma fonte conveniente de aminoácidos e carboidratos. O que ajuda a sustentar a energia durante a atividade física e estimula a síntese proteica antes do treino. No pós-treino, o período crítico para a recuperação muscular e a síntese de proteínas, as barras de proteínas oferecem uma fonte rápida de aminoácidos. Para apoiar o reparo muscular”, afirmou o nutricionista da Soloh Clínica Felipe França.

Ainda assim, o que também deve ser levado em consideração antes desse consumo é a verificação dos ingredientes. Especialmente para garantir que essa barra atenda às necessidades individuais.

“É muito importante observar a proposta dietética, pois algumas barras apresentam uma quantidade calórica alta e assim vão interferir na proposta, por exemplo: do emagrecimento”, alertou Felipe.

As sugestões de acompanhamento para barra de proteína

Independente do horário, vale a pena na hora dessa ingestão uma mistura com outros produtos, o que simplesmente pode proporcionar uma oferta completa de nutrientes juntamente com a hidratação adequada.

“A barra de proteínas pode ser suficiente se contiver quantidades moderadas de carboidratos no pré-treino. No entanto, para treinos intensos e prolongados pode ser útil combinar a barra com uma fonte adicional de carboidratos, como frutas ou uma bebida esportiva para garantir energia rápida. No pós-treino, a combinação da barra de proteínas com uma fonte de carboidratos pode ser benéfica para repor os estoques de glicogênio. Adicionalmente, a suplementação com creatina pode ser considerada, especialmente se a rotina de treino incluir exercícios de resistência”, sugeriu o profissional.

Vale a pena comer barra de proteína em qual hora do dia?

“O consumo de barras de proteínas não se limita apenas aos momentos pré e pós-treino. Podem aparecer em diferentes horas do dia e oferecem benefícios nutricionais variados. As barras de proteínas se destacam como uma opção conveniente para manter níveis adequados de aminoácidos no sangue, especialmente para aqueles com um estilo de vida agitado. Não sendo aconselhado para substituir por grandes refeições”, comentou.

Reforço

“As refeições convencionais proporcionam uma variedade de nutrientes, incluindo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, essenciais para a saúde global. Apesar de seu teor proteico, as barras de proteínas não fornecem todos esses componentes em quantidades suficientes, são úteis como suplementos e lanches. Substituir refeições completas por essas barras pode resultar em deficiências nutricionais”, concluiu Felipe França.

Você também vai gostar

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Sair da versão mobile