Frango com batata-doce! Esse costuma ser o prato principal do marombeiro clássico, old-school. O frango, entra como uma fonte de proteína animal, com baixa quantidade de gordura e por um preço mais acessível que outros tipos de carne. Mas, e a batata-doce? Você sabe o que ela tem de especial?
O que a torna especial para os atletas
Não é segredo que existem diversas fontes de carboidratos disponíveis para o consumo. No entanto, o grande trunfo da batata-doce é que ela é uma fonte complexa do nutriente. Ou seja, a absorção dela no organismo ocorre lentamente, tornando a liberação de energia gradativa ao longo do dia. Dessa maneira, temos disposição por mais tempo, sem riscos de passar do ponto e engordar.
Outros benefícios da batata-doce
Mas, com a ajuda da nutricionista Adriana Stavro, mestre pelo Centro Universitário São Camilo, separamos alguns outros benefícios importantes da batata-doce. Confira:
Aumenta a imunidade
A coloração alaranjada do alimento sinaliza uma boa contração de betacaroteno, uma substância convertida em vitamina A no organismo. Sendo assim, a batata-doce Item fundamental para fortalecer o sistema imunológico e manter a saúde em dia.
Auxilia o trato gastrointestinal
Por ter uma quantidade significativa de fibras em sua composição, a batata-doce é uma ótima aliada do bom funcionamento intestinal. “Estudos demonstraram que a deficiência de vitamina A aumenta a inflamação intestinal e reduz a capacidade imunológica de responder adequadamente a ameaças potenciais a patógenos”, conta a especialista.
Contribui para o emagrecimento
As fibras do alimento, além de facilitarem o trato gastrointestinal, também proporcionam uma maior sensação de saciedade. Efeito mais do que bem-vindo para pessoas que se encontram em restrição dietética para perder gordura corporal. Ou seja, a batata-doce também é uma ótima fonte de energia para a realização de atividades físicas, que contribuem para a perda de peso.
E tem mais
Melhora a beleza da pele
O betacaroteno presente na composição do tubérculo, e que lhe dá a coloração alaranjada, além de ótima fonte de vitamina A, tem propriedades antioxidantes. Algo que auxilia a restaurar a elasticidade da pele, renova as células inativas e deixa a pele mais macia e saudável. A batata-doce também é rica em vitaminas C e E, que aumentam a produção de colágeno e fortalecem os tecidos.
Ajuda a enxergar melhor
Outro fator ligado aos altos índices de vitamina A encontrados no alimento. O nutriente é responsável por evitar a secura dos olhos, infecções oculares e até mesmo cegueira noturna. A deficiência do componente pode ocasionar a xeroftalmia – doença que interfere na produção de lágrimas e compromete a visão.
Reduz o risco de câncer
De acordo com a nutricionista, “estudos sugerem que os antioxidantes da casca da batata-doce roxa, podem reduzir o risco de câncer. Para obter o máximo de nutrição das batatas não descasque, apenas esfregue e lave bem antes de cozinhar. Os antioxidantes ajudam a reduzir o estresse oxidativo, reduzindo a inflamação, reduzindo o risco de doenças inflamatórias, como câncer, doenças cardíacas e doenças autoimunes”, finaliza Stavro.