Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Os benefícios da corrida na terceira idade

Entenda como o esporte pode ser benéfico aos mais velhos e como introduzi-lo de forma segura na rotina

Homem idoso correndo na praia. Atividade física na terceira idade
(Foto: Shutterstock )
[PAGE TITLE]

Independentemente da idade, peso ou experiências anteriores com atividades físicas, a corrida pode trazer benefícios a todos os seus praticantes, especialmente aos mais velhos, já que o esporte pode ajudar a prevenir doenças, diminuir dores articulares e fortalecer a musculatura.

+ Histórias  inspiradoras de quem começou a correr e mudou de vida 

+ Os benefícios da corrida para portadores de deficiência 

Advertisement. Scroll to continue reading.
benefícios da corrida na terceira idade

Foto: Shutterstock

A corrida também pode ser o principal elemento de uma vida mais ativa e feliz na terceira idade. A socialização e o bem estar proporcionados pela atividade também mudam positivamente a parte psicológica do corredor, que sente-se mais capaz e saudável.

Segundo o educador físico da academia Bio Ritmo, Tiago Talarico, existem cuidados específicos para cada faixa etária que devem ser conhecidos e, com a orientação de um profissional médico e de educação física, estabelecidos de acordo com as necessidades individuais de cada corredor antes de dar início aos treinos. “É relevante observamos aspectos como o impacto que o corredor mais velho irá sofrer nas articulações. Para minimizar essa questão seus ossos e músculos devem estar bem fortalecidos e preparados. Observar a frequência cardíaca máxima que com o passar dos anos vai diminuindo, sendo importante ajusta-la para realizar os treinos em segurança. E oposto à frequência, outro item é a pressão sanguínea, que aumenta a cada ano”, explica.

No caso de idosos, as recomendações gerais são de que os treinos sejam de até três vezes na semana e no ritmo leve ou moderado, sempre atentando aos cuidados com os ossos, ligamentos e articulações. “No treinamento para idosos, não queremos baixar tempos ou, muito menos, estipular marcas. Precisamos proporcionar qualidade de vida, momentos memoráveis e lúdicos”, ressalta Tiago.

Cuidados com a alimentação

Por apresentarem metabolismo mais lento, os cuidados com a hidratação dos idosos devem ser em dobro. Sucos naturais, chás e muita água devem sempre estar presentes antes, durante e depois dos treinos. O consumo de frutas, verduras e legumes variados também é recomendado.

Advertisement. Scroll to continue reading.
benefícios corrida para idosos

Foto: Shutterstock

Assim como a frequência e ritmo de treinos, a alimentação adequada também deve respeitar as individualidades de cada corredor, sendo indispensável a orientação de um profissional de nutrição.

Como começar

O treinamento para idosos é como um treino para iniciantes que nunca correram ou estão parados há mais de um ano. Antes de tudo, o indivíduo deve passar pelo processo de avaliação física, médica e nutricional, para então seu ritmo e frequência de treinos serem estabelecidos.

benefícios da corrida para idosos

Foto: Shutterstock

Os treinos devem sempre ser acompanhados e com assistência para qualquer tipo de emergência. Confira outras medidas de segurança, postura e técnica indicadas pelo educador físico:

– Evite pisar muito forte com a perna de ataque. Isso aumenta o impacto nas articulações durante a fase de aterrizagem e desacelera a passada.

– Desenvolva a coordenação. A falta dela atrapalha o desempenho de atletas iniciantes, além de aumentar o gasto energético.

Advertisement. Scroll to continue reading.

– Executar a passada com pequena amplitude, mantendo o tronco muito inclinado e braços e pernas descornados contribui para o gasto de energia.

– É importante manter a cabeça ereta, olhando sempre para frente e não para baixo. Os ombros devem permanecer sempre relaxados.

– Alinhe o tronco, ligeiramente inclinado para frente, para facilitar o deslocamento.

Advertisement. Scroll to continue reading.

– Os braços servem como ponto de equilíbrio e aumentam a impulsão. Devem ficar relaxados e paralelos ao corpo.

– As pernas devem desenvolver passadas largas e sempre aterrissando com os calcanhares primeiro.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Emagrecimento

Médica endocrinologista revela as principais dicas para garantir um emagrecimento saudável e definitivo

Nutrição

Descubra como manter uma dieta equilibrada durante todo o ano, sem abrir mão de ingredientes saborosos

Nutrição

Entenda como emagrecer rápido com alguns métodos simples e eficientes