A patinação esteve em alta durante a década de 80, aparecendo em filmes e nas revistas de moda, beleza e saúde mais famosas da época. Após um tempo sem muito se falar sobre o assunto, o esporte está ressurgindo como um exercício para o verão por permitir usar roupas mais leves e aproveitar o clima. Se você tem interesse em sair por aí com seus patins para aproveitar o calor, saiba que essa prática traz melhorias para sua saúde, além de ajudar a queimar calorias. Mas é preciso saber qual equipamento escolher para usar, assim você evita lesões e pode usufruir dos benefícios da patinação.
Benefícios da patinação
Entre os pontos positivos do esporte, estão:
– Melhora do condicionamento físico e da coordenação motora;
– Queima aproximadamente 360 calorias por hora de prática;
– Tonifica os músculos, principalmente da região lombar que passa a controlar o centro de gravidade do corpo.
Assim, esse exercício pode ser uma ótima escolha para quem quer começar uma vida saudável. Porém, para aproveitar ao máximo essa prática, é preciso ter equipamentos adequados para seu nível de envolvimento com a patinação e a intensidade com a qual deseja praticar. Conheça os tipos de patins e como usá-los!
Tipos de patins
Fitness/Passeio: esse é o modelo mais básico de equipamento, ideal para quem está começando a andar e ainda não tem muito domínio, nem pretende se submeter a jornadas longas e intensas de exercício. Costumam ter um bom custo-benefício e são fáceis de serem encontrados nas lojas.
Freeskate: essa categoria de patins é adaptada para aguentar trancos, manobras radicais, giros e saltos. É recomendado para quem pensa em praticar patinação de maneira profissional ou para quem deseja aplicar treinos pesados para ficar em forma.
Quad: o mais famoso modelo de patins, referência da década de 80. Não é muito resistente a manobras, porém permite o uso como equipamento para exercícios moderados. Outro ponto importante é seu estilo que é mais elaborado e bonito que os demais.