Fonte de vitamina A e lanche prático: conheça os benefícios do damasco

Saiba por que vale a pena ingerir a fruta diariamente e, ainda, veja 5 formas de consumi-la

benefícios do damasco
Foto: Getty Images

Os damascos são umas das maravilhas pouco conhecidas do reino das frutas. Apesar de serem essencialmente uma fruta de verão, eles são facilmente encontrados, enlatados ou secos, durante o ano inteiro. Os benefícios do damasco são inúmeros, principalmente para quem deseja um alimento rico em ferro e fibras.

Benefícios do damasco

Segundo a nutricionista Thaís Salazar, eles são uma das melhores fontes de vitamina A, devido à presença do beta-caroteno. “A vitamina A protege e mantém pele e olhos saudáveis, fortifica o sistema imunológico e é um poderoso antioxidante“, explica a profissional.

benefícios do damasco

Foto: Getty Images

Outras vitaminas presentes nele são: E, B2 (riboflavina), C e licopeno, que é um antioxidante que ajuda a prevenir o câncer, como conta Thaís. “O licopeno também está presente nos tomates e pode evitar doença de coração e enfartes”.

Sugestões de consumo

No Brasil, a forma seca é a mais consumida. O que não é nada ruim, porque, de acordo com a nutricionista, a versão da fruta possui doses concentradas de vitaminas. “Devido à sua praticidade, pode ser sempre levado num potinho e consumido em lanches ao longo do dia e até mesmo no pré-treino“, sugere a especialista como consumi-lo no dia a dia. Veja algumas outras opções dadas por ela a seguir:

  1. Pode ser feita uma geleia de damasco, onde o mesmo poderá ser consumido acompanhando tipos de queijos para receber os amigos em casa. A geleia também pode ser consumida com uma torradinha integral, de lanche ou pré-treino.
  2. Em um dia corrido, leve alguns damascos e oleaginosas como castanhas, amendoim ou nozes para um lanche rápido. Ou consuma o alimento com um iogurte natural, até mesmo a geleia com o iogurte natural fica ótimo.
  3. Para quem gosta de sabores agridoces pode ser feito uma salada bem caprichada com pedaços de damasco.
  4.  Para quem gosta de sabores agridoces pode ser feito Wrap com ricota, damasco e outros ingredientes de sua preferência. Ótima opção para lanche e pré-treino.
  5.  Uma opção ótima para o café da manhã é juntar iogurte, damasco, granola ou aveia ou chia.

“Enfim, o damasco é um alimento saudável e muito saboroso, lembrando que sempre devemos ter moderação. Carregue sempre alguns, pois na hora da fome você já terá algo prático e gostoso, evitando de comer besteiras”, aconselha Thaís.

Gostou de saber os benefícios do damasco? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte. InstagramFacebook e Twitter.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você