Cafeína emagrece? Aprenda a utilizar o seu efeito termogênico

Substância pode melhorar o desempenho nas atividades físicas e favorecer a perda de gordura

cafeína emagrece
Cafeína emagrece? / Foto: Shutterstock

Será que tomar cafeína emagrece? Essa dúvida é comum entre as pessoas que praticam atividades físicas e as que só querem perder o excesso de gordura corporal. No entanto, a resposta para essa pergunta está totalmente ligada ao estilo de vida de cada um. Se você tem uma vida sedentária e não se alimenta corretamente, temos más notícias quanto aos efeitos termogênicos da substância. Ela não fará milagres sozinha.

Agora, se o seu estilo de vida é saudável e você quer acelerar a busca pelos objetivos de desempenho e emagrecimento, a cafeína pode ser uma boa aliada. De acordo com o assessor esportivo e treinador, Leandro Twin, a substância presente no café possui uma boa capacidade de elevar o gasto calórico de pessoas ativas.

“O que teremos como termogênico natural mais potente, é o que sempre indico para os meus alunos: 1,3,7-Trimetilxantina, ou simplesmente, a cafeína. E, não precisa ser manipulado ou em forma de suplementos, pode-se utilizar a cafeína do café ou do chá verde”, afirma o especialista.

De acordo com ele, outros alimentos possuem capacidade de termogênese. No entanto, seus efeitos para fins de emagrecimento são muito inferiores, quando comparados aos da cafeína. “Algumas pessoas costumam colocar vários termogênicos pequenos para conseguir um grande efeito, mas, isso também é irrelevante”, completa.

Então é correto afirmar que cafeína emagrece? Sim. Mas, depende. Os efeitos da substância – em doses seguras para o organismo – não conseguem acelerar o metabolismo sem outros estímulos. Por isso é importante conjugar o uso da substância com uma boa alimentação e a prática de atividades físicas. Fatores que podem ser facilitados com o uso do estimulante. E é, justamente por isso, que a cafeína é importante para a perda de peso.

Confira os dois principais benefícios fitnes que a cafeína pode proporcionar, segundo Twin:

1 – Melhora de performance

O uso de cafeína emagrece, pois favorece “o aumento de desempenho, que te que faz render mais nos treinos. Isso ajuda muito a treinar mais pesado e gastar mais calorias” diz.

2 – Inibe a fome

A substância também combate o sobrepeso com a “diminuição de apetite, que aumenta a sustentabilidade na dieta em déficit calórico. O fator mais determinante que existe para a queima de gordura”, finaliza Twin.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você