Fitness

Calistenia para iniciantes: emagreça utilizando apenas o seu corpo

Treinadora explica como a atividade pode ser simples, intensa e eficiente para queimar calorias

Calistenia para iniciantes / Foto: Shutterstock

A calistenia para iniciantes é um método fácil, prático e eficiente para melhorar a consciência corporal e aumentar o gasto calórico. Fator fundamental, por exemplo, para o emagrecimento saudável. Afinal, para eliminar gordura sem perder massa muscular é imprescindível apostar em exercícios físicos que gastam energia e ainda trabalham o corpo inteiro.

“Os exercícios de calistenia não necessitam de halteres, anilhas, aparelhos de musculação ou academia. Neste tipo de treino, o corpo é a própria academia. Na maior parte, eles consistem em movimentos simples, como saltos, agachamentos, flexões, abdominais e, conforme o condicionamento físico aumenta, partimos para movimentos mais complexos”, explica a personal trainer, Grazi Lizania.

Calistenia para iniciantes

É possível que você associe a calistenia com atletas altamente condicionados e preparados, realizando movimentos acrobáticos e extremamente complexos. Porém, ao contrário do que alguns imaginam, a atividade é totalmente democrática e qualquer pessoa pode praticar. Claro, desde que respeite os seus próprios limites.

Por isso, com a ajuda da treinadora Grazi, separamos três exercícios básicos – e muito completos – para você começar a praticar agora mesmo. Confira a calistenia para iniciantes:

1 – Agachamento unilateral

Com as mãos juntas, na altura do umbigo, mantenha o abdômen contraído. Alinhe os pés com a largura dos ombros e dê um passo a frente, flexionando o joelho da perna que avançou até que ela forme um ângulo de 90º e o outro joelho toque o chão. Retorne para a posição inicial e repita o movimento alternando a posição das pernas.

2 – Flexão de braço com onda

Em uma superfície plana (chão) fique na posição de quatro apoios, com joelhos e palma das mãos tocando o solo. Mantenha os braços abertos formando um ângulo e 90º com os cotovelos, como se fosse mergulhar. Faça o movimento de subir e descer dobrando e esticando o cotovelo.

3 – Abdominal canoa

Deite-se com as costas no chão e fique com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. Deixe os pés juntos e os braços estendidos acima da cabeça. Com as mãos juntas, posicione o corpo flexionando o quadril, como se quisesse formar uma canoa com o corpo. Nesse momento, os pés e as mãos não tocam o chão. Lentamente, o corpo começa a fazer movimentos alternados de sobe e desce. Quando os pés tocam o solo, os braços e mãos sobem o máximo que puder, acompanhado do tronco.

Importante: Essa é apenas uma sugestão de exercícios de calistenia para iniciantes. Antes de começar qualquer nova atividade ou estímulo, é fundamental procurar a orientação de um profissional de educação física, para que ele consiga – além de aperfeiçoar seus movimentos – traçar a estratégia mais segura e eficiente para alcançar os objetivos.

Você também vai gostar

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Fitness

O treino de membros superiores é fundamental para melhorar o aspecto da pele e fortalecer a musculatura

Nutrição

Na dúvida, consulte um especialista em prol do processo seguro

Sair da versão mobile