Nutrólogo revela 10 dicas para emagrecer e não engordar novamente

Saiba como manter um estilo de vida saudável, perder peso sem sofrer e evitar possíveis compulsões

Emagrecer e não engordar novamente
Emagrecer e não engordar novamente / Foto: Shutterstock

Conseguir emagrecer e não engordar novamente é um verdadeiro desafio. O famoso “efeito sanfona”, costuma atingir muitas pessoas que apostam em estratégias agressivas e, teoricamente, rápidas para eliminar gordura corporal. A curto prazo, algumas dietas mirabolantes podem até dar resultado. No entanto, elas costumam ser pouco sustentáveis. E pior ainda: podem desencadear uma compulsão alimentar.

Com uma forte restrição calórica, o indivíduo consegue perder peso rapidamente. Porém, aquilo se torna um verdadeiro sacrifício e, portanto, impossível de se manter por muito tempo. Após atingir o objetivo inicial, quem se submete a esse tipo de estratégia tende a elevar significativamente o consumo de calorias novamente. E, dessa maneira, volta para o estágio de sobrepeso ou obesidade.

Para evitar que isso ocorra e, finalmente, conseguir emagrecer e não engordar novamente, é necessário apostar em um novo estilo de vida. Ter consciência de que o resultado não acontecerá da noite para o dia também é fundamental. A recompensa, no final das contas, é conseguir estabilizar o peso dentro daquilo que é ideal e saudável para você.

Além disso, com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas se tornaram sedentárias e, consequentemente, ganharam mais peso. O que gera um alerta para o aumento do número de pessoas com obesidade. “É um cenário preocupante uma vez que, juntamente com o excesso de peso, surgem as doenças cardíacas, o diabetes, a pressão alta, a depressão e a maior propensão para alguns tipos de câncer”, alerta o médico nutrólogo, Dr. Nataniel Viunisk.

Com o objetivo de evitar que a doença se espalhe mais ainda, o especialista separou 10 dicas para conseguir emagrecer e não engordar novamente. Confira:

  1. Não se concentre apenas na balança. Também é importante consumir alimentos saudáveis e praticar atividades físicas que favoreçam o ganho de massa muscular.
  2. Aposte em lanches saudáveis. O ideal é escolher opções proteicas, como barras de proteína e iogurtes.
  3. Cuidado com as dietas da moda. Lembre-se que o mais importante é focar no estilo de vida, com constância e paciência.
  4. Não esqueça da proteína. O macronutriente é fundamental para manter a massa muscular e evitar problemas de saúde.
  5. Trace pequenas metas e siga em frente. Para conseguir emagrecer e não engordar novamente é fundamental valorizar cada conquista alcançada.
  6. Evite medidas drásticas e tenha constância. Cortar muitas calorias de uma vez e pular refeições são atitudes que podem atrapalhar o processo de emagrecimento.
  7. Inclua atividades físicas na rotina. Com apenas 30 minutos de exercícios por dia já é possível acelerar a conquista dos objetivos traçados.
  8. Aprenda a cozinhar. As chances de consumir algo fora da dieta quando não temos controle diante da preparação dos alimentos é bem alta. Portanto, faça você mesmo.
  9. Cuidado com as porções. Evite realizar grandes refeições e prefira fracionar a comida ao longo do dia. Dessa maneira, você evita tanto a fome, como os exageros.
  10. Leia atentamente os rótulos dos alimentos. Saber exatamente aquilo que se come é fundamental para evitar possíveis armadilhas e furar a dieta sem saber.

Fonte: Dr. Nataniel Viuniski, médico nutrólogo, especialista em obesidade e Membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você