Atividades físicas podem reduzir em até 30% a incidência de câncer de mama

Descubra a importância dos exercícios para o tratamento de câncer de mama. Conheça ainda um treino que pode ser feio para prevenção

câncer de mama
Foto: Getty Images

A prática de atividades físicas é capaz de reduzir a incidência de tumores nos seios e até ser um tratamento adicional para o câncer de mama. Além disso, os exercícios físicos podem motivar e elevar a autoestima de quem trava uma batalha contra a doença.  Por meio da realização de atividades físicas supervisionadas, é possível diminuir a porcentagem de gordura corporal e abdominal, fator de extrema importância já que o tecido adiposo é a principal fonte de hormônios causadores do câncer, principalmente após a menopausa.

“Os hábitos de vida estão entre as causas mais comuns para o surgimento do câncer de mama. Por isso, os exercícios físicos são importantes em todas as fases. Para a mulher que está com boa saúde, ajudam a evitar doenças, além de controlar o peso. Para aquelas que descobriram a doença, além de manterem o bem-estar, podem reduzir os tumores em 30%, se associados à uma dieta balanceada”, diz o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli.

O educador físico Felipe Kutianski preparou um treino específico para uma das regiões mais sensíveis das mulheres, os seios. Mas explica que para realizar as séries é importante que a pessoa tenha a liberação do médico, além de contar com um instrutor que possa acompanhar e orientar. O ideal é que o treino seja leve no início, com a possibilidade de adicionar corda, alguns kettlebells ou halteres. Vamos começar!

Confira abaixo alguns exercícios para fortalecer e condicionar a região peitoral, e previna-se contra o câncer de mama:

Caso perceba que está tranquilo, a dica é aumentar uma série em cada exercício. Treine e promova saúde, prevenindo-se contra o câncer de mama!

Fontes: ginecologista e obstetra Domingos Mantelli formado em neurolinguística e atuação na área de medicina psicossomática / educador físico Felipe Kutianski, formado pelo Centro Universitário do Brasil (UniBrasil) em Curitiba (PR). Atua como preparador físico da Ziva Brasil.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você