Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Nutrição

Carboidrato para corredores

Saiba quais são as melhores fontes do nutriente e a frequência ideal de consumo

Saiba quais são as melhores fontes do nutriente e a frequência ideal de consumo

Você provavelmente já ouviu falar (ou até mesmo já fez) em dietas para perder peso em que alimentos com carboidrato são cortados da alimentação. Mas também certamente sabe que o nutriente é fonte primária de energia ao corpo e sua ausência pode gerar sensação de fraqueza e prejudicar o desempenho do atleta.

Para muita gente, o carboidrato é considerado o vilão da boa forma e de um corpo magro, mas o segredo está na quantidade, nos tipos de alimentos e até mesmo no horário de consumo. A nutricionista Fernanda Alves Dias explica que para uma dieta sem prática de atividades físicas, o ideal, e por quilo de peso corporal, é um consumo de 4g a 5g de carboidratos por dia. Já quem realiza treinos diários, de cerca de uma hora de duração, pode consumir até 8g.

Fernanda também explica que para uma dieta eficaz e saudável, o atleta pode consumir alimentos com carbo em horários estratégicos. Para o fornecimento de energia imediata, o ideal é fazer uma refeição de duas até uma hora e meia antes do treino, de quantidade proporcional ao tempo de atividade física e peso do atleta. Barrinhas energéticas, cereais, frutas e grãos são ótimas opções de baixo índice glicêmico.

Consumo inteligente

Uma dieta pobre em carboidratos pode prejudicar a quantidade de energia do corpo e gerar desgaste, cansaço e outros problemas futuros à saúde. Mas nem todos os alimentos ricos em carbo são benéficos. “Quanto menos associações a outros nutrientes como vitaminas e minerais a fonte de carboidrato tiver, mais pobre é para compor um cardápio de um atleta”, explica Fernanda. Produtos compostos apenas por farinhas brancas como pães, massas, biscoitos e bolos são conhecidos como fontes de calorias vazias por não contarem com a presença de nutrientes variados.

Além do equilíbrio entre as fontes de carboidrato, o atleta pode fazer substituições saudáveis, como trocar o pão comum por pão integral.
Saiba quais são os alimentos que além de ricos em carboidrato são fontes de vitaminas e minerais que não podem faltar na dieta do corredor:

[galeria id=17]

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

Cada ajuste é necessário para potencializar os resultados

Nutrição

Truques que mantêm os amantes de doces aliviados nesse dia festivo

Nutrição

Alimento costuma estar em alta principalmente na época de Páscoa

Treinos

O necessário para evitar que o processo de emagrecimento seja perigoso

Treinos

Falhas que resultam em lesões e no afastamento de um sujeito

Nutrição

A consulta com um especialista ajuda na construção de um objetivo

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Saiba como participar da corrida no dia 5 de maio, com chegada no Pacaembu

Nutrição

Outra tese que denota que comer carboidrato não significa engordar

Treinos

Outra tese que denota que correr não é tão simples assim

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”