Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Carboidrato para corredores

Saiba quais são as melhores fontes do nutriente e a frequência ideal de consumo

Saiba quais são as melhores fontes do nutriente e a frequência ideal de consumo
[PAGE TITLE]

Você provavelmente já ouviu falar (ou até mesmo já fez) em dietas para perder peso em que alimentos com carboidrato são cortados da alimentação. Mas também certamente sabe que o nutriente é fonte primária de energia ao corpo e sua ausência pode gerar sensação de fraqueza e prejudicar o desempenho do atleta.

Para muita gente, o carboidrato é considerado o vilão da boa forma e de um corpo magro, mas o segredo está na quantidade, nos tipos de alimentos e até mesmo no horário de consumo. A nutricionista Fernanda Alves Dias explica que para uma dieta sem prática de atividades físicas, o ideal, e por quilo de peso corporal, é um consumo de 4g a 5g de carboidratos por dia. Já quem realiza treinos diários, de cerca de uma hora de duração, pode consumir até 8g.

Fernanda também explica que para uma dieta eficaz e saudável, o atleta pode consumir alimentos com carbo em horários estratégicos. Para o fornecimento de energia imediata, o ideal é fazer uma refeição de duas até uma hora e meia antes do treino, de quantidade proporcional ao tempo de atividade física e peso do atleta. Barrinhas energéticas, cereais, frutas e grãos são ótimas opções de baixo índice glicêmico.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Consumo inteligente

Uma dieta pobre em carboidratos pode prejudicar a quantidade de energia do corpo e gerar desgaste, cansaço e outros problemas futuros à saúde. Mas nem todos os alimentos ricos em carbo são benéficos. “Quanto menos associações a outros nutrientes como vitaminas e minerais a fonte de carboidrato tiver, mais pobre é para compor um cardápio de um atleta”, explica Fernanda. Produtos compostos apenas por farinhas brancas como pães, massas, biscoitos e bolos são conhecidos como fontes de calorias vazias por não contarem com a presença de nutrientes variados.

Além do equilíbrio entre as fontes de carboidrato, o atleta pode fazer substituições saudáveis, como trocar o pão comum por pão integral.
Saiba quais são os alimentos que além de ricos em carboidrato são fontes de vitaminas e minerais que não podem faltar na dieta do corredor:

Advertisement. Scroll to continue reading.

[galeria id=17]

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Emagrecimento

Médica endocrinologista revela as principais dicas para garantir um emagrecimento saudável e definitivo

Nutrição

Descubra como manter uma dieta equilibrada durante todo o ano, sem abrir mão de ingredientes saborosos

Nutrição

Entenda como emagrecer rápido com alguns métodos simples e eficientes