Saúde

Carnaval: entenda como cuidar do corpo depois da folia

Essas orientações são direcionadas também para qualquer outro tipo de festa popular

Carnaval - Shutterstock

Basta citar o carnaval para vir a nossa mente as imagens de diversões, folias, romances, danças e bebedeiras. É a festividade reconhecida pelo lazer “sem compromisso”. O que muitos esquecem é que a falta de cuidado com a saúde pode lhe acarretar seríssimos problemas. Então, como cuidar do corpo antes e depois do carnaval?

Resposta e conteúdo da ajuda

“A atividade física faz bem para o corpo e para a mente. Esse pode ser um bom período para fazer aulas tanto para relaxar a cabeça quanto para recuperar o corpo, que pode ficar cansado com tantas festas e bloquinhos”, relata a gerente técnica de ginástica da Bio Ritmo, Letícia Klimas.

Agora a líder do departamento de nutrição da Bio Ritmo, Fúlvia Hazarabedian, vai listar as dicas para não extrapolar na hora da refeição e bebida durante estes dias de agitações pelas ruas.

As dicas para sua saúde 100% no carnaval

Refeição antes de beber

Vale a pena se alimentar antes de cair na curtição e Fúlvia vai lhe dizer o motivo. “Se estiver de estômago cheio, irá beber menos e ‘forrar’ o estômago. Reduz o impacto do álcool no organismo, uma vez que diminui a velocidade que ele é absorvido”, explica.

Hidratação

“Quando sentir sede, o organismo já está dando sinal de que apresenta certo grau de desidratação. Portanto, além da água, a água de coco é uma ótima opção, pois repõe os eletrólitos perdidos pelo suor. Também é importante comer frutas, como maçã e abacaxi, pois são considerados alimentos detox, limpam o organismo e possuem fibras. Beba sucos naturais”, argumenta Hazarabedian.

Atenção com bebida fermentada

“Geralmente essas bebidas possuem teor alcoólico menor que destilados. Por isso, há maiores quantidades de ingestão e sobrando menos espaço para a água. Mas cuidado também com os destilados. Geralmente possuem maior teor alcoólico, é mais fácil de embriagar, os efeitos negativos podem ser potencializados e estragando os dias mais animados do ano”, orienta a profissional.

Outras recomendações

Essa nutricionista ainda indica as frutas cítricas como opções para ressaca, que com o “shot” de limão ou laranja há o efeito diurético, ou seja, eliminam as toxinas. O abacate também faz parte da “tabela” graças a sua fonte de gordura boa, o auxílio para o fígado para limpar as toxinas e com a função de anti-inflamatório.

Os vegetais verde-escuros, como agrião, brócolis, rúcula e couve, trabalham no processo de desintoxicação e cooperam com fígado. Já as amêndoas carregam gorduras instauradas e ácidos graxos para ajudar o fígado a afastar as toxinas.

Pesquisa

O balanço da PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais) divulgado no segundo semestre de 2019 acusou que o carnaval facilita o consumo de álcool e drogas por crianças e adolescentes.

O levantamento da polícia mineira mostrou que 54% dos acolhimentos feitos pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram relacionados a ocorrências de excesso de bebidas alcoólicas e drogas em foliões de pessoas de 10 a 14 anos.

Quem são elas?

Além do cargo de gerência na Bio Ritmo há três anos, Letícia Klimas formou-se em Educação Física na EEFE-USP (Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo). E obteve dois certificados de inteligência emocional e financeira pela Escola Conquer.

Fúlvia Hazarabedian concilia a sua liderança na área de nutrição da Bio Ritmo com os seus atendimentos particulares. Além disso, tem foco em emagrecimento, performance com saúde e bem-estar.

Você também vai gostar

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Sair da versão mobile