Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Esporte

O corpo alcança o que a mente acredita? Psicólogo revela a verdade

A resposta desse psicólogo contraria quem pensa que é apenas frase de rede social

O corpo alcança o que a mente acredita
O corpo alcança o que a mente acredita - Shutterstock

Agora é a época do “Projeto Verão”, momento em que muitas pessoas se colocam à disposição para atividades físicas e alimentação saudável. Paralelamente, quem mantém esse hábito por longo tempo costuma compartilhar frases de incentivos nas redes sociais. Nesse sentido, a frase “o corpo alcança o que a mente acredita é só um clichê?” Psicólogo tira dúvida.

Respostas e ganhos positivos

“São diversas as estratégias da psicologia, que estão diretamente ligadas a atividade física. Tanto a parte de preparação física quanto a de esportes coletivos, como futebol, vôlei, basquete e demais. A nossa ideia de psicólogo de esporte na atividade física é conseguir inserir a atividade física no contexto daquele indivíduo”, disse o especialista em análise do comportamento Henrique Carpigiani em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Questionado sobre os benefícios de quem mantém a parte mental forte juntamente com o exercício físico diário, Henrique listou uma série de vantagens para aqueles que estão na ativa por hobby ou devido as suas questões profissionais.

“Algumas estratégias são bem aplicadas de começar e manter-se nessa atividade. Estabelecimento de meta de botar no ‘papel’ onde quer chegar e o ‘passo a passo’. O controle da ansiedade. O gerenciamento de stress para não abandonar esses objetivos e ‘cair’ na cachaça (risos). Manter uma boa rotina de preparação para que treine a sua atenção e evite uma lesão, acidente ou uma coisa pior”, complementou Carpigiani.

Ou seja, essas respostas desse analista de comportamento apenas corroboram que essas frases não são em vão. Antes de iniciar em qualquer esporte, a mente sã sempre em primeiro lugar, que aí aliada com uma alimentação saudável ajudam nas conquistas dos seus resultados.

Pesquisa de campo

Existe uma experiência que valida as teses do Henrique Carpigiani. O HSM (Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto), de Fortaleza, divulgou pesquisa no segundo semestre de 2020, que garantiu a eficácia do exercício físico para o tratamento de transtorno mental.

O HSM improvisou campo de futebol na sua unidade, contou com as doações de tênis, roupas para os participantes desse experimento, que se dividiram em equipes. O resultado de imediato foi ver o ânimo dos integrantes na hora de se exercitarem.

A psicóloga Ré Moura liderou esse trabalho, admitiu que o exercício físico é essencial no tratamento da saúde mental porque melhora a autoestima. Também proporciona sensação de calma e bem-estar e diminui os riscos da depressão. Não houve até o momento a atualização dessa linha de trabalho.

QUEM É ELE?

Henrique Carpigiani dedica sua atuação na psicologia do esporte, gestão estratégica de pessoas e foi psicólogo da seleção principal de natação da Unisanta (Universidade Santa Cecília) de 2013 a 2018. Além disso, neste momento, ele é sócio da “Carpsi” e da “TribeTeam”, empresas com propósito em psicologia, esporte e performance.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O consumo consciente desse suplemento traz vários ganhos para saúde

Treinos

Há motivos de sobra para aliar a cafeína com os treinamentos

Fisiculturismo

Veja como acompanhar o evento ao vivo e de maneira gratuita pela internet

Nutrição

Outra tese que serve para acabar com o medo desse macronutriente

Nutrição

Suplemento tem o objetivo de aumentar o consumo de proteínas na dieta

Emagrecimento

Lembre-se que os resultados são conquistados em um processo de longo prazo

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O consumo consciente desse suplemento traz vários ganhos para saúde

Treinos

Há motivos de sobra para aliar a cafeína com os treinamentos

Fisiculturismo

Veja como acompanhar o evento ao vivo e de maneira gratuita pela internet

Nutrição

Outra tese que serve para acabar com o medo desse macronutriente