Saiba por que o chá verde emagrece

A bebida é composta por uma substância que ajuda a afinar a cintura, saiba mais a seguir!

chá verde emagrece
Foto: Pixabay

Chá verde emagrece? Essa é a dúvida de quem já tomou ou pretender começar a ingerir a bebida. A resposta é: sim. Ele ajuda a diminuir a circunferência abdominal por conta de uma substância chamada catequina, composto da categoria dos flavonoides.

Essas substâncias têm alto poder de capturar radicais livres causadores de danos ao DNA e ao funcionamento do organismo. Os flavonoides combatem bactérias e vírus, derretem as placas de gordura e baixam as taxas de açúcar do sangue e protegem contra o câncer. Com toda essa atividade, alistam-se para a prevenção e tratamento de várias doenças, principalmente as cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

chá verde emagrece

Foto: Shutterstock

O chá verde emagrece, pois juntamente com a cafeína as catequinas, consegue realmente afinar a cintura, como comprovou um estudo clínico realizado pelo Provident Clinical Research (EUA). O grupo que tomou um concentrado das duas substâncias perdeu mais gordura abdominal que o grupo que recebeu apenas cafeína. Durante 12 semanas, eles também seguiram um programa de exercícios.

Além disso, as taxas de triglicerídeos baixaram. “Parece haver um efeito sinérgico das catequinas e da cafeína naturalmente presentes no chá verde. Ambas as substâncias agem em diferentes partes do metabolismo para aumentar o gasto energético”, diz Tia Rains, cientista da equipe.

No Brasil, dois experimentos recentes somaram pontos para o chá verde. Na PUC gaúcha, um grupo madurão, de 72 anos, em média, diminuiu 2,7 cm na cintura e emagreceu 1,2 kg em 2 meses tomando 3 xícaras de chá verde por dia, sem mudar a rotina.

chá verde emagrece

Foto: Shutterstock

A nutricionista Ana Elisa Senger empreendeu o estudo com pacientes do ambulatório do Instituto de Geriatria e Gerontologia da universidade. E um trabalho da pesquisadora Gabriela Aparecida Cardoso, na Escola Su­perior de Agricultura Luis de Queirós (Esalq/USP), indicou que o chá ajudou mulheres com sobrepeso a emagrecer e, além disso, potencializou o ganho de massa magra quando se aliou a um programa de exercícios e reeducação alimentar. “A evidência científica preliminar é sugestiva de efeitos antiobesidade”, diz Tia Rains.

Quer experimentar? Para obter o mesmo resultado em casa, seria preciso tomar de 6 a 12 xícaras de chá verde por dia.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você