Reeducação alimentar: saiba os passos para começar uma vida saudável

Especialistas dão dicas de como mudar os hábitos para ter uma melhor qualidade de vida

reeducação alimentar
Foto: Shutterstock

A ideia de emagrecer muita vezes está ligada à um estilo de vida saudável, mas não é bem assim que funciona. O mais importante é manter uma constância nos hábitos alimentares. Alimentar-se com o objetivo de nutrir o corpo e não apenas com uma intenção estética é o objetivo da reeducação alimentar, uma mudança na forma de comer.

Segundo a nutricionista Ariana Vieira Rocha, a reeducação deve ser feita de forma personalizada e não fazer restrição de carboidratos, proteínas ou gorduras, como muitas dietas da moda fazem por aí. “É uma maneira de ensinar o paciente a comer moderadamente de acordo com as necessidades fisiológicas”, esclarece Ariana.

A transformação é indicada para pessoas que não se sentem saudáveis ou que necessitam melhorar seu estado de saúde. E para começar essa mudança de hábitos, a médica Silvia Mansur Reimão aconselha que especialistas de sua profissão, médicos e psicólogos sejam procurados.

Os passos para fazer a reeducação alimentar, de acordo com o médico Luiz Henrique Mazzonetto Mestier, são: “Foco, determinação, mente saudável, disciplina e dedicação”. Ele ainda explica que um emagrecimento saudável é aquele que visa o bem-estar e a saúde. “Deve-se enfatizar isso em primeiro lugar, uma vez que o estético é uma consequência”, sublinha Luiz.

Então se você opta por dietas da moda para conseguir perder peso, a nutricionista Ariana adverte. “Esse tipo de plano alimentar tem data marcada para começar e terminar. Dessa forma, o peso esperado é passageiro”, diz. E aponta o lado positivo de se fazer uma reeducação alimentar. “Você adquire bons hábitos alimentares e até de vida, fazendo com que o emagrecimento perdure e seja efetivo”, conclui a profissional.

Confira os passos para uma reeducação alimentar e emagrecimento saudáveis:

 

 

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você