A musculação é por muitas vezes associada ao ganho de força e estética. A diferença é que exerce um papel fundamental no desempenho e na prevenção de lesões para corredores. Dessa forma, saiba os cinco benefícios da musculação para corredores com a ajuda do coordenador do Tonus Gym, Lucas Meireles.
Veja o quinteto de benefícios da musculação para corredores
Proteger de lesões
Durante a musculação com a divisão dos blocos de treinos, é possível preparar o corpo para aguentar o esforço contínuo de forma que o corpo não sofra desgastes desnecessários.
Melhora de desempenho
A combinação de força, resistência e boa biomecânica cria uma base sólida para tirar o melhor do indivíduo e para que ele usufrua do esporte da melhor maneira, o que alcança bons resultados.
Melhora do alinhamento corporal
Fortalecer músculos posturais, como o core, melhora o alinhamento do corpo durante a corrida, trazendo uma técnica mais eficiente e menos desgastante. Consequentemente, também ajuda a reduzir o impacto nas articulações. Isso ocorre porque o treinamento de força específico trabalha músculos que sustentam o corpo e corrigem desequilíbrios musculares, levando a uma corrida mais eficiente e segura.
Recuperação muscular
Entre os benefícios, podemos citar o fortalecimento dos músculos e a melhora da circulação sanguínea neles, que facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para áreas mais exigidas, e estimulação da síntese de proteínas, um processo em que o corpo repara e reconstrói fibras musculares danificadas.
Aumento da velocidade
Quando um corredor pratica o treinamento de força de forma específica, terá também o aumento da capacidade de correr distâncias maiores. Porém, para que isso ocorra de forma saudável e com resultados, é essencial equilibrar e planejar os dois tipos de treino de forma inteligente.