Os dois gols de Richarlison na vitória do Brasil contra Sérvia deram esperança para os brasileiros em busca da conquista do hexacampeonato. Sendo assim, abaixo, relembramos como foi o início da seleção em cada um dos cinco títulos de Copa do Mundo. Será que 2022 será o sexto?
Estreias do Brasil
1958
O Brasil do técnico Vicente Feola nesse Mundial na Suécia nada mais era do que “Rio-São Paulo”, ou seja, somente haviam jogadores dos quatro grandes do Rio de Janeiro e São Paulo. Brasil estreou em 8 de junho e bateu a Áustria por 3 a 0, com dois gols de Mazzola e outro de Nilton Santos.
1962
O Brasil veio embalado para essa disputa, haja visto a campanha do seu primeiro “caneco” na Suécia. O técnico foi alterado, ou seja, comando de Aymoré Moreira supervisionou os brasileiros em terras chilenas. A Seleção canarinho não tomou conhecimento do México e mandou logo 2 a 0 nessa estreia com gols de Zagallo e Pelé.
1970
Zagallo encerrou o seu ciclo de atleta e deu início a época de técnico antes dessa Copa no México. Sendo assim, o Brasil estreou contra a antiga Tchecoslováquia e aplicou o placar de 4 a 1 com golaços de Rivellino, Pelé e outros dois de Jairzinho, o “Furacão” da Copa de 70.
1994
A Seleção Brasileira iniciou essa Copa contra a Rússia e se deu bem com a vitória de 2 a 0. Dessa forma, Romário marcou primeiro em lance de escanteio, e Raí anotou o segundo em cobrança de pênalti. Mundial em que marcou a consagração do “Baixinho” e hoje Senador pelo Estado do Rio de Janeiro.
2002
Luiz Felipe Scolari treinou a seleção na campanha do pentacampeonato e o modo de gestão do seu grupo ficou conhecido como “Família Scolari”. Brasil estreou contra a Turquia, que saiu em desvantagem e depois virou com os gols de Ronaldo e Rivaldo.