Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Estudo relaciona bebidas adoçadas com obesidade e doenças crônicas

Cientistas analisaram os efeitos que algumas bebidas comuns podem causar

Bebidas adoçadas com açúcar na epidemia global de obesidade e doenças crônicas
Bebidas adoçadas com açúcar na epidemia global de obesidade e doenças crônicas - Shutterstock

É empenhado na alimentação, mas no fim de semana saboreia açúcar com suco, café, chás e refrigerantes? Está na hora de rever os seus hábitos alimentares. Quem afirma é o estudo da dupla de pesquisadores Vasanti S. Malik, Frank B. Hu, que está disponível na revista médica “Nature Reviews Endocrinology”. E retrata o papel das BAA’s (Bebidas adoçadas com açúcar) na epidemia global de obesidade e doenças crônicas.

Saiba a “relação” das bebidas adoçadas com açúcar na epidemia global de obesidade e doenças crônicas

Essa pesquisa citou um corpo robusto de evidências, que vinculou o consumo de BAA’s com o processo de engordar e chance “extra” de diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares a outros tipos de câncer em comparação com quem ingere com pouca frequência as BAA’s.

Outro ponto foi a atualização dos indícios das BAA’s para obesidade, resultados cardiometabólicos e cânceres relacionados, que servem como modo para determinar o “poder” de um levantamento nutricional.

Há ainda descritos neste material estudos e resultados clínicos, que constatam os fatores de risco cardiometabólicos em “apoio” ao papel etiológico das BAA’s em relação ao ganho de peso e para as doenças cardiometabólicas.

Também existem muitas populações com níveis elevados de consumo de BAA’s e, principalmente, em nações de baixa e média renda é alarmante devido às questões de urbanização e crescimento econômico. Sendo assim, os autores sugerem esforços políticos intensos para reverter esse “cenário”.

América Latina como líder em consumo de BAA’s

Os estudiosos afirmaram que a América Latina e Caribe se destacaram nesse consumo de BAA’s no período 1990 – 2015. Eue também houve aumento “acentuado” na América do Sul, Central e regiões sul e norte da África.

A visão do especialista

“Essas bebidas fornecem calorias vazias, ou seja, quase não tem nutrientes essenciais para nosso organismo. E contém grandes quantidades de açúcar adicionado, o que contribui para o desequilíbrio energético e hormonal e resulta em ganho de peso. Além disso, elas têm baixo poder de saciedade. Levando a um maior consumo calórico ao longo do dia”, garantiu o médico nutrólogo, cofundador  e CEO da Four Vita, Dr. Guilherme Ludovice Brigatti.


Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

O tempo gelado não é motivo para ficar debaixo do cobertor

Nutrição

A moderação ajuda no consumo seguro desse produto

Fitness

Dicas que influenciam no processo de envelhecimento saudável

Fitness

Opções que servem até para quem não se identifica com musculação

Fitness

Opções que ajudam até a abandonar o estilo "convencional"

Nutrição

Outra prova de que é possível curtir o fim de semana de maneira equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

O tempo gelado não é motivo para ficar debaixo do cobertor

Nutrição

A moderação ajuda no consumo seguro desse produto

Fitness

Dicas que influenciam no processo de envelhecimento saudável

Fitness

Opções que servem até para quem não se identifica com musculação