O começo do ano é uma época de alegria para muitas pessoas. Afinal, datas como o carnaval permitem muita festa, azaração, romances curtos e a “bebedeira”. Mas, tudo isso costuma ter um final. Você é mais um que bebeu como se não houvesse amanhã e não sabe como recuperar a parte física? Dr. Cristovam Miguel Neto é especialista em nutrologia esportiva e irá te ajudar logo abaixo para retomar os exercícios diários.
As dicas para retomar os exercícios diários
Aos poucos
Não é viável estabelecer comparações. Então, não pense que um certo alguém está à frente de você por conta da condição física. Cumpra a rotina de acordo com o seu ritmo. “Não tente retomar sua rotina de exercícios exatamente do ponto onde você parou antes do Carnaval. Comece com exercícios mais leves e vá aumentando a intensidade gradualmente”, advertiu o doutor.
Aquecimento
“Faça um aquecimento adequado. Antes de começar qualquer tipo de atividade física, é importante fazer um aquecimento para preparar seu corpo para o esforço físico”, complementa Cristovam.
Hidratação
O consumo regular desse mineral é importante ao longo do dia e atente-se nesta dica caso você exagerou em bebida alcóolica nos blocos, festas ou desfiles. “Hidrate-se bem. Beba bastante água antes, durante e depois do exercício para evitar a desidratação. Principalmente se você exagerou no consumo de bebidas alcoólicas no carnaval”, explicou.
Descanso
“É tão importante quanto o exercício em si. Dê ao seu corpo tempo suficiente para se recuperar após cada sessão de exercícios. É importante lembrar que a chave para retomar as atividades físicas após o carnaval é ir aos poucos e escutar o seu corpo. Dia após dia a performance física é recuperada, assim como os benefícios do exercício para a saúde e bem-estar”, enfatizou.
Exercícios que combinam com você
Não vale a pena se sujeitar a fazer determinado treinamento por influência de uma pessoa ou pelo fato de estar na “moda”, isto é, busque o esporte que você sinta o prazer. “Se você não gosta de academia, por exemplo, escolha outra atividade física que te dê prazer, como caminhar, dançar, nadar, andar de bicicleta, entre outros”, concluiu Cristovam Miguel.