Conheça as zonas-alvo de treinamento

Você sabia que elas são um importante parâmetro da intensidade do seu exercício?

corrida

zona-alvo

 

Zonas-alvo de treino são um dos mais importantes parâmetros para determinar a intensidade da atividade física. Conheça as zonas-alvo:

Entre 50%-60% da FC máx. Sedentários e quem está voltando a se exercitar devem iniciar nesta zona de frequência cardíaca. Aquecimento e desaquecimento também devem ser feitos nessa zona-alvo. Embora a maior parte dos benefícios cardiorrespiratórios aconteça em zonas nas quais a frequência cardíaca é mais alta, um estímulo que acelere o coração entre 50%-60% da FC máx. ajuda a reduzir a gordura corporal, o colesterol e a pressão. Nesta zona, a energia é obtida fundamentalmente da queima de gordura.

Entre 60%-70% da FC máx. Nesta zona, você respira mais rápido que em repouso –embora ainda seja capaz de falar algumas frases curtas–, aumenta a capacidade de o coração bombear sangue, melhora a resistência e perde peso. Cerca de 85% da energia que “movimenta” as suas células e músculos é gerada pela queima da gordura. Os benefícios de se exercitar nessa zona são os mesmos que os da zona anterior.

Entre 70%-80% da FC máx. Você respira com mais dificuldade e só é capaz de falar frases mais curtas. Como o estímulo é mais intenso, você queima mais calorias por unidade de tempo. Os maiores benefícios de treinar nessa zona-alvo são aumento da resistência e da capacidade cardíaca e respiratória.

Entre 80%-90% da FC máx. Treinos nessa zona-alvo aumentam a quantidade de oxigênio consumido pelo corpo, ou seja, o seu VO2 máx. A maior parte da energia é gerada pela queima de carboidratos (glicogênio), e, claro, a queima de calorias por unidade de tempo é ainda mais alta. Nesta zona, o corpo começa a produzir ácido láctico.

Entre 90%-100% da FC máx. Boa parte das pessoas não consegue permanecer nessa zona mais que uns poucos minutos. É usada nos treinos intervalados, quando se treina em intensidades elevadas por poucos minutos, antes de se recuperar por mais alguns minutos. A produção de ácido láctico nessa zona é intensa e quase 100% da energia são gerados pela queima de carboidratos.

Você se sente sobrecarregado constantemente no trabalho? Baixe nosso e-book e aprende como eliminar este mal da sua vida.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você