Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Treinos

CrossFit ajuda a perder barriga? Saiba como treinar corretamente

Essa modalidade, consolidada em diversos países, está entre as opções para quem quer emagrecer

CrossFit ajuda a perder barriga
CrossFit ajuda a perder barriga - Shutterstock

Será que o CrossFit ajuda a perder barriga mesmo? Essa dúvida persegue, praticamente, todo tipo de atividade física. Afinal, é um dos desejos mais populares que existem. No entanto, precisamos lembrar que essa modalidade é um treinamento de alta intensidade. Com objetivo de melhora do condicionamento físico. Mas que também tornou-se popular nas academias por oferecer ganhos de flexibilidade, habilidades de força e, principalmente, equilíbrio.

Sim! CrossFit ajuda a perder barriga

“‘Perder a barriga’ significa perder gordura abdominal. Infelizmente, não temos como definir de qual parte do nosso corpo iremos gastar a gordura, como combustível energético. Devemos realizar exercícios que utilizem gordura como principal combustível energético, para reduzir a gordura corporal geral”, explica a professora do curso de Educação Física da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) Dra. Daniela Lopes.

“Como consequência natural, também haverá redução da gordura abdominal. Portanto, praticamente todos os exercícios do CrossFit em que se utilize a gordura como principal combustível ajudarão na redução da gordura abdominal. Como corrida, pular corda, burpees, agachamentos e pranchas”, completa.

Dessa maneira, a Dra.Daniela pontuou que fisiologicamente sabe-se que a principal forma de queimar gordura é o exercício de longa duração e intensidade moderada. No qual a frequência cardíaca se eleva constantemente. Assim, correr e pular corda são sugeridos para quem tem esse objetivo.

“No entanto, sabe-se também que o aumento de massa magra ajuda na queima de gordura. Afinal, para sustentar uma massa muscular maior, precisa-se de mais combustível nesse caso de gordura. Assim, exercícios que fortaleçam os músculos da região abdominal são também importantes, como prancha e flexões de tronco”, detalhou a professora.

O Ministério da Saúde lançou, em parceria com um grupo de pesquisadores, no ano de 2021, o Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Documento que indica o mínimo de 300 minutos semanais de exercícios moderados para a manutenção da saúde.

“Quem tem o objetivo de perder gordura abdominal se encaixa nessa diretriz. Portanto, deve treinar cinco dias por semana e por 60 minutos cada dia. Se a intensidade do exercício for maior, pode-se baixar para 150 minutos semanais. Portanto, três a quatro vezes na semana”, explicou Daniela.

Quanto tempo demora para perder barriga

De antemão, não há um consenso do tempo necessário. Afinal, isso varia conforme a individualidade biológica. Pois algumas pessoas conquistam em curto espaço de tempo e outras demoram.

“Quem sempre foi ativo sente os resultados em menos tempo, mas poderia se estimar que, de três a quatro semanas, seriam necessárias, no mínimo, para se começar a sentir os efeitos do exercício físico na diminuição da gordura abdominal”, citou.

Mas disciplina não se resume apenas na hora do treino. Isto é, alimentação leve, hidratação e bom tempo de descanso são indispensáveis para o alcance dessa meta.

“Como a gordura localizada na região abdominal se dá normalmente pelo excesso de gorduras e açúcares na alimentação, deve-se priorizar a ingestão de proteínas, frutas e verduras. Entretanto, vale lembrar que o nosso corpo necessita de todos os tipos de nutrientes. Por exemplo: muitos hormônios são sintetizados a partir da gordura e o nosso cérebro só utiliza carboidratos como combustível energético. Portanto, retirar completamente da dieta algum dos nutrientes trará consequências indesejáveis a longo prazo”, orientou a professora.

É bom praticar CrossFit todos os dias?

“Tudo em excesso é ruim, inclusive o exercício físico. O indivíduo fica mais sujeito a lesões e ao ‘overtraining’. Por isso, e considerando que o CrossFit costuma ser um treino bem pesado, penso que o ideal seria intercalar com outro tipo de exercício mais leve. Com características de maior duração e menor intensidade, como caminhadas, alongamentos e até mesmo exercícios na água”, sugeriu.

CrossFit ou musculação?

“Não há pesquisas que demonstrem diferenças, até porque CrossFit é uma marca de treinamento que engloba exercícios também utilizados no treinamento tradicional de academia. O que se sabe, através de revisões sistemáticas, é que o exercício físico bem planejado, de acordo com o objetivo, capacidade de cada um e aliado a uma alimentação adequada trará resultados satisfatórios na perda de gordura abdominal. E bem como na saúde geral do indivíduo”, responde a professora.

“O importante, para se ter um bom resultado, é a aderência à prática regular de exercícios físicos. E, para isso, é importante que o indivíduo realize o tipo de treinamento que mais goste e se identifique”, finaliza Daniela.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Saiba a quantidade mínima ideal para conseguir manter um padrão saudável

Nutrição

Endocrinologista explica que apostar nessas opções pode ajudar a emagrecer

Nutrição

Ainda assim, não esqueça que esse suplemento não é milagroso

Nutrição

A dieta equilibrada não deixa de ser fundamental nesta época

Nutrição

Fruto que ajuda na melhora do desempenho físico

Nutrição

Essa condição denota o "terror" do público da terceira idade

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Saiba a quantidade mínima ideal para conseguir manter um padrão saudável

Nutrição

Endocrinologista explica que apostar nessas opções pode ajudar a emagrecer

Nutrição

Ainda assim, não esqueça que esse suplemento não é milagroso

Nutrição

A dieta equilibrada não deixa de ser fundamental nesta época