Connect with us

O que você está procurando?

Treinos

CrossFit e musculação: entenda qual é melhor para força e hipertrofia

A precaução ajuda antes de fazer essa “união” de atividades físicas

Crossfit
Crossfit - Shutterstock

CrossFit e musculação são as atividades “queridinhas” na hora de ganhar aquele tão sonhado “shape”. Não é mesmo? São diversos estudos científicos que comprovam os benefícios desses esportes. Agora existe a cautela nesses trabalhos, fato que ainda assim não impedem o crossfit e a musculação de serem aliados para o ganho de massa muscular.

CrossFit + musculação = It’s a match!

“Independentemente da escolha, o ganho de massa depende da alimentação, da hidratação e até mesmo do descanso que, juntamente com o treino, são os pilares da hipertrofia muscular. Por isso, também é importante consultar um nutricionista e manter uma rotina adequada de descanso. Só assim os músculos armazenam energia, se regeneram e, consequentemente, crescem”, afirma Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.

O motivo dessa explicação é que o CrossFit e a musculação ajudam quem quer ganhar massa muscular. A diferença recai na hora avaliar os objetivos, ou seja, condicionamento físico, quadro médico e experiência antes da escolha de uma dessas modalidades. Cada esporte requer exigências que não são adequadas para todos.

Diferenças

CrossFit é baseado em exercícios com acessórios e equipamentos, exemplos: barras, halteres, cordas ou que usam apenas o peso do corpo. As aulas consistem no “mix” de práticas funcionais, aeróbicas e de musculação. O seu circuito altera constantemente e os praticantes devem cumprir a ordem de atividades. As etapas são de alta intensidade, atuam em muitos grupos musculares durante o dia e adaptáveis para os iniciantes.

A musculação também depende de acessórios e equipamentos de academia para ser praticada. A diferença é que o treino de musculação costuma ser personalizado porque a ordem e o tempos dos exercícios variam do perfil de cada aluno. É viável trabalhar apenas um grupo muscular por dia.

“Essa modalidade é a mais indicada para quem não gosta ou não pode praticar exercícios de alta intensidade. O professor consegue adaptar o treino com menos repetições e pesos mais leves para a pessoa que ainda não tem um bom condicionamento físico, precisa de fortalecimento muscular ou melhorar a flexibilidade”, garante Marques.

Metas definidas

O objetivo pessoal precisa estar claro antes da escolha da atividade física. Tanto o crossfit quanto a musculação potencializam a queima de calorias e o crescimento muscular. Crossfit direciona o foco no ganho muscular, e musculação é para perder massa gorda, emagrecer e obter massa muscular de maneira gradativa.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Treinos

Professor revela quatro técnicas especiais para realizar uma caminhada de verdade

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Treinos

Professor revela quatro técnicas especiais para realizar uma caminhada de verdade

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios