O início de setembro é marcado como Dia do Profissional de Educação Física, cuja data integra o calendário brasileiro desde o ano de 1998 por meio da Lei Federal nº 9696 de 1° de setembro. Além dessa celebração, o Sport Life vai transmitir cinco dicas que ajudam sua rotina com a contribuição dos membros da equipe técnica da Smart Fit Lucas Farias e Bruno Santos da Silva.
As cinco dicas para lhe ajudar no Dia do Profissional de Educação Física
Cuidado a postura
A ausência de exercícios físicos habituais propiciam alterações posturais, como: desalinhamento da coluna, assimetria entre os membros inferiores e superiores. Dessa forma, a prática regular orientada por um profissional de Educação Física impacta para uma melhor qualidade de vida em questões cotidianas da vida, o que garante uma qualidade postural das pessoas.
Caminhar corretamente sem sobrecarga postural em nenhuma região do corpo, sentar e levantar-se com forças iguais entre os membros e músculos fazem diferença na qualidade de vida.
Atenção em tarefas diárias
Há tarefas que exigem uma condição cardiorrespiratória, como limpar a casa, subir e descer escadas. Outras atividades domésticas exigem força muscular desde um descarte de lixo ou carregar uma caixa. Há momentos em que a flexibilidade é necessária, como se abaixar para pegar algum objeto ou se esticar para alcançar locais mais altos.
Como organizar rotina de treinos
Torna-se necessário estabelecer um objetivo. Sem esse ponto, é muito fácil desistir. O profissional de Educação Física pode auxiliar a estabelecer metas atingíveis e que em curto prazo ajudam a motivar o indivíduo a cada conquista. Assim, estará “curtindo” o processo até sua meta principal.
Rotina de treinos nas férias
O primeiro passo é a pessoa entrar em contato com o profissional que lhe auxilia e juntos programarem as atividades que poderão ser feitas durante este período. O local das férias é importante para que o treinador saiba como prescrever as atividades da melhor forma possível conforme os planos traçados.
Saia do comum em seus treinos
Além disso, o profissional de Educação Física pode trabalhar diferentes protocolos, usar métodos de intensificação, trocar os treinos dentro de um padrão mínimo de adaptação. Variar as combinações de musculaturas por dia, diversificar ambientes e horários do exercício. Treinos sem variações causam desmotivação e comprometem a assiduidade dos alunos.