Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Dia Mundial da Atividade Física ressalta a importância dela no dia a dia

É o tipo de hábito indispensável para uma vida leve

Atividade física
Atividade física - Shutterstock

6 de março é o Dia Mundial da Atividade Física. Esta data foi criada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) com objetivo de combate ao sedentarismo. Ainda está em dúvida de como encaixar esse hábito na sua rotina? Conheça logo na sequência a importância da atividade física no dia a dia.

A palavra do profissional de educação física

“O início é chato (atividade física), mas a constância fará com que o resultado chegue logo e você sinta a falta de se exercitar. Além de melhorar o físico, seu corpo cria uma disposição e energia para sua produtividade flúor cada vez mais”, disse com exclusividade para o Sport Life o personal trainer Cássio Fidlay.

Ainda sobre os demais benefícios que a atividade física proporciona, Cássio citou que essa constância “pavimenta” o caminho para que um sujeito possa desfrutar da fase da terceira idade de forma tranquila.

“O corpo começa a produzir os linfócitos, células de defesa do organismo e prevenindo de diversas doenças crônicas com a frequência em se exercitar. Proporciona inúmeros benefícios em seu dia, te deixando mais disposto e confiante para executar as tarefas do dia a dia. Em longo prazo, terá uma velhice sem dores articulares e musculares”, concluiu.

A visão da medicina no Dia Mundial da Atividade Física

Dr. Fabrício Buzzato é médico do esporte e fisiatra e citou que a vida física ativa é o principal “remédio” para prevenções de diabete, hipertensão, obesidade, alterações metabólicas e até quadro neurodegenerativo, como a demência. Então, motivo é o que não falta para praticar esporte.

“Além disso, o fato de você não praticar atividade física (sedentarismo) te levará a causas de mortes mais precoces do que de uma pessoa ativa. Infarto, derrame, neoplasias e são acelerados pelo sedentarismo. Só há inúmeros motivos para manter-se ativo com a prática regular de atividade física”, explicou Fabrício em contato com a reportagem.

“O sedentarismo é uma condição que faz com que o indivíduo largue mão da sua saúde. Ele se entrega e para com tudo. É muito importante também manter a mente em ordem para que se abandone o sedentarismo e fazendo-se o equilíbrio do organismo entre mente, corpo e alimentação. Aí sim você sai do sedentarismo e leva uma vida saudável”, comentou o médico cirurgião vascular Dr. Márcio Steinburch para o Sport Life.

Dados

O Ministério da Saúde informou em 2021 o aumento da frequência de adultos com a prática atividade física, feito que se equipara a pelo menos 150 minutos de ritmo de atividade moderada na semana. Além disso, a pasta justificou que houve a variação de 30,3% em 2009 para 36,7% no ano de 2021.

No entanto, o trabalho de pesquisa da empresa Ipsos feito com 29 países detectou que há baixa adesão para atividade física no Brasil. Esse documento tornou-se público em 2021 e ainda sinalizou que os brasileiros se exercitam em média por três horas na semana e 31% dos brasileiros abordados admitiram nenhuma dedicação ao trabalho de condicionamento físico.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai