Exagerou? Confira 10 dicas para fazer um detox no corpo

Passou do ponto? Fique tranquilo, isso acontece. O importante é ter uma rotina saudável, fazer um detox no corpo e compensar os prejuízos

Exagerou? Confira 10 dicas para fazer um detox no corpo
Foto: Istock/Getty Images

De vez em quando é comum dar uma saída da dieta e acabar exagerando. E o ideal é fazer um detox no corpo logo em seguida. Pois, mesmo algum tempo depois da saidinha da dieta, o corpo ainda pode sofrer com os excessos, gerando um desconforto tanto físico quanto mental. Por isso, precisamos trabalhar a cabeça para restabelecer a rotina saudável e tentar compensar os prejuízos.

Mas não adianta só se exercitar mais para queimar o que o corpo acumulou – a desintoxicação também serve para que o corpo funcione melhor e voltemos a nos sentir confortáveis para correr atrás das metas novamente. E isso vai bem além de incluir aquele famoso suco detox no dia a dia (mas pode incluir, sim!). 

A primeira recomendação é não ser radical. O melhor a fazer é voltar à dieta rotineira e fazer boas escolhas. A nutricionista Carine Rodrigues indica ficar longe de frituras, doces e fast food e beber muita água. “Quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. Beber água ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio, responsável pelos inchaços, e também contribui para a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele”.

E já que o processo de desintoxicação também envolve trabalhar a força de vontade, que tal conferir algumas dicas que vão beneficiar o funcionamento do corpo e também da mente?

  1. Respiração

No início e no final de cada refeição do dia, faça 20 respirações lentas e profundas pelo nariz.

2. Exercício e relaxamento

Saia para uma caminhada ou uma corrida em ritmo suave e confortável por 30 a 40 minutos em dias alternados. No fim, deite-se no chão apoiando as pernas em uma parede a 90 graus (pés para cima) durante 10 minutos, enquanto controla sua respiração e relaxa. A posição favorece a circulação do sangue e colabora com a detox do corpo.

3. Sono

Tenha boas noites de sono, dormindo horas suficientes para acordar com disposição. A dica para reduzir o ritmo do organismo à noite é não praticar esportes intensos após as 20h.

4. Peso

Não fique obcecado com a balança. Mantendo os hábitos saudáveis, é possível perder o que ganhou em alguns dias. A desintoxicação do organismo não é feita totalmente de uma hora para outra.

5. Dietas

Não é necessário seguir nenhuma dieta da moda, com sucos e smoothies caríssimos para fazer um detox no corpo. Basta tentar consumir mais vegetais nas refeições, variando as opções durante a semana. Nos lanches intermediários, opte por frutas ou outros alimentos naturais, que vão saciar a fome e nutrir o corpo.

6. Planejamento

Seja numa agenda física, num aplicativo do smartphone ou numa planilha na nuvem, estabeleça suas metas com prazos e anote-as. Mas, em vez de definir quantos quilos quer eliminar ou quantos centímetros de abdômen quer reduzir, experimente fazer diferente: que tal escolher a meta de se sentir bem na roupa que você mais gosta, ou olhar-se no espelho e se orgulhar, ou até mesmo conseguir mandar bem em um exercício que até 2019 você não conseguia fazer? Vale também colocar as metas de outros setores da vida e mandá-las todas para um único objetivo: o de estar feliz consigo mesmo.

7. Consultoria profissional

Faça uma visitinha ao seu nutricionista. Ele pode te ajudar a consertar sua alimentação e isso também vai servir de motivação para recomeçar.

8. Massagens

A drenagem linfática é uma ótima técnica para ter o detox no corpo, reduzir a celulite e aliviar dores musculares, favorecendo a sensação de conforto. “As massagens, em geral, promovem aumento da circulação sanguínea, relaxamento muscular, liberação de substâncias e de neurotransmissores que auxiliam na diminuição de dores, aliviam ansiedade e diminuem a insônia e o estresse, entre outros inúmeros benefícios”, destaca a fisioterapeuta Ariane Schultz de Carvalho.

9. Motivação

Segundo a psicóloga Roseana Ribeiro, para firmar um hábito e se sentir motivado a continuar com ele, é preciso se perguntar por que e para que a mudança deve existir. “Eu até poderia dizer que a motivação seria um bom começo, e é, mas estar motivado não garante a mudança. O primeiro passo só é dado quando você se pergunta e responde genuinamente essa pergunta”, explica. Assim, procure tirar um tempo para refletir sobre por que você quer ou deve manter uma alimentação saudável e uma rotina de treinos: para ter bem-estar todos os dias? Para aumentar sua autoestima? Para garantir uma velhice saudável? Encontre sua resposta e entenda que você é responsável pelas atitudes que toma, ou seja, por promover essa mudança.

10. Água com limão

Tomar a mistura pela manhã, em jejum, já virou hábito de muita gente e apesar de ter sido uma moda, os benefícios existem. Nutricionistas explicam que o ácido cítrico do limão ajuda a alcalinizar o sangue e equilibrar o metabolismo. Ou seja, ela ajuda no detox do corpo e, por isso, vale apostar na água com limão especialmente nos dias após excessos alimentares.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você