Você quer manter a dieta na festa junina? É uma tarefa difícil dispensar as guloseimas nessa época do ano? Muitas pessoas abandonam seus projetos de alimentação saudável e consomem produtos gordurosos e vazios em nutrientes por causa das comemorações. No entanto, não é preciso abrir mão de comidas típicas saborosas. Confira as dicas e receitas indicadas pela nutricionista funcional Camila Laranja para arraiás mais equilibrados.
O que está liberado durante as festas juninas?
“A pipoca é uma boa opção. Por mais que seja um alimento rico em carboidratos, boa parte deles são fibras e, se feita na panela com azeite ou manteiga, é mais saudável do que as pipocas industrializadas de microondas. O milho assado ou cozido também está liberado: é natural e saudável”, explica Camila.
Segundo a profissional, como cada região tem seu prato típico, muitos lugares usam ingredientes saudáveis e naturais para fazer os pratos salgados. “Opte sempre por preparações caseiras sem farinhas refinadas e industrializados. O cuscuz, a sopa de milho, o pinhão cozido e churrasquinho são boas opções”, recomenda.
O que deve ser evitado ou consumido com moderação?
De acordo com a nutricionista, bolos e doces com muito açúcar e/ou farinhas refinadas, sem contar as bebidas alcoólicas, devem ser evitados para quem pretende manter a dieta. “Está liberado com moderação doces caseiros feitos de fruta”, ressalta.
Receitas para manter a dieta na festa junina
Vai levar um prato de doce ou salgado, além de bebida, em algum arraiá? Confira essas receitas fitness de curau, pamonha, canjica, quentão e vinho quente para comer e beber sem culpa!
Gostou das receitas para manter a alimentação saudável na festa junina? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e veja também como fazer substituições funcionais e aproveitar melhor as comemorações dessa época junina!
Texto e edição: Érika Alfaro | Consultoria: Camila Laranja, nutricionista funcional, da Clínica Dra. Camila Laranja (camilalaranja.com)