Quando o assunto é hipertrofia, logo se pensa nos treinos intensos com pesos. Mas o crescimento muscular vai muito além da academia: a alimentação é peça-chave no processo.
A disciplina deve estar presente dentro e fora do treino, e é justamente aí que surge a dúvida: como deve ser a dieta voltada para a hipertrofia feminina?
O cardápio ideal
Segundo a nutricionista Dra. Taciane Aparecida de Oliveira, a escolha dos alimentos é fundamental.
“O cardápio deve conter alimentos o mais natural e minimamente processado possível, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes magras e suplementação adequada. O consumo de proteína deve ter uma atenção especial, pois é através dela que conseguimos uma adequada reconstrução muscular”, afirmou com exclusividade para o Sport Life.
Isso significa evitar excessos de embutidos e também reduzir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas, que atrapalham diretamente o ganho de massa muscular.
O papel da suplementação
Outro ponto bastante buscado é a suplementação. Porém, não existe uma fórmula única ou suplemento universal para acelerar os resultados. A definição sempre deve ser ocorrer com um profissional.
“Existem diversos fatores a serem levados em consideração, como peso, altura e o tipo de suplementos. Por isso, é muito importante a busca de um profissional capacitado antes de iniciar a suplementação”, justificou Taciane.
Ela também destacou quais produtos podem trazer resultados mais expressivos no processo de hipertrofia:
“O consumo de whey é de extrema importância, pois possui uma proteína mais biodisponível, que chega com mais facilidade e com uma quantidade mais garantida no músculo. Outro suplemento que pode ser um aliado para quem busca uma hipertrofia mais acelerada é o Colosfort que estimula IGF-1 (Fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1), um fator de crescimento muscular”, explicou.
Erros que comprometem os resultados
De nada adianta seguir uma rotina de treinos se a alimentação não estiver alinhada. Um dos deslizes mais comuns é pular refeições.
“Tão importante quanto a quantidade e a qualidade dos seus treinos para hipertrofia é a alimentação para ganhar massa muscular. Ficar muito tempo sem comer, pular refeições não somente vai atrapalhar esse processo, como passa a perder a musculatura, pois com a falta de energia o corpo usa a massa muscular como fonte de energia”, ressaltou a especialista.
Outro hábito prejudicial é o consumo frequente de álcool
“O consumo regular de álcool pode atrapalhar tanto a absorção de alguns nutrientes quanto interferir na síntese proteica, prejudicando na hipertrofia, além de atrapalhar no desempenho físico, pois diminui a força, a capacidade cardiorrespiratória e a resposta muscular”, concluiu a Dra. Taciane Aparecida de Oliveira.
