Treino e dieta: será que você está fazendo tudo certo?

Conheça os principais erros cometidos antes e depois do treino e aprenda como evitá-los para alcançar o resultado tão desejado

dieta erros pré e pós treino
Foto: Divulgação

Milhares de pessoas frequentam regularmente a academia em busca do corpo dos sonhos. Algumas chegam a treinar exaustivamente buscando minimizar o tempo de resultado, mas, seja um treino ganhar massa ou para perder peso, o que muitas delas acabam esquecendo é a alimentação, um dos fatores cruciais para o sucesso desse processo. A maioria das pessoas cometem erros nutricionais que sabotam todo o esforço dedicado durante os treinos, por isso, traçar um plano alimentar de acordo com as suas condições físicas e seu objetivos é essencial para alcançar o êxito e não acabar prejudicando a saúde.

De acordo com a nutricionista, Sinara Menezes, o segredo para atingir os resultados almejados está na dosagem. “É preciso saber medir e alcançar um equilíbrio entre treino e dieta para atingir os objetivos de forma saudável.” Sendo assim, veja os erros mais cometidos na dieta e no treino, tanto por quem busca emagrecer quanto por quem deseja definir os músculos:

dieta erros pré e pós treino

Foto: Divulgação

Seguir dietas restritivas

Cortar de vez a ingestão de um determinado grupo alimentar em vista do emagrecimento ou ganho de massa pode acabar saindo como um tiro no pé. Além de ser prejudicial à saúde é um grande desmotivador para quem está começando a praticar atividades físicas. Apostar somente em saladas também é muito perigoso, pois a proteína é essencial para a regeneração e tonificação dos músculos após os exercícios.

Apostar sempre no mesmo prato

A combinação mais adorada de quem frequenta academias e deseja ganhar massa muscular é a dupla imbatível de frango com batata doce, porém, as chances de enjoar rápido e sair dos trilhos são muito grandes, o ideal é incrementar as refeições com alimentos como: ovos cozidos, peixes, carnes e vegetais ricos em proteínas e de baixo índice glicêmico. Já para aqueles que visam a perda de peso, o consumo excessivo de batata doce, apesar de saudável, pode sabotar o emagrecimento. Ela não deve ser excluída do cardápio, mas é preciso ter bastante moderação em seu consumo.

Exagerar na dose

Treinar exaustivamente é um dos erros mais comuns entre aqueles que estão começando. Exceder os limites do próprio corpo pode resultar em lesões e até mesmo desacelerar o processo, já que, devido aos exercícios constantes, o organismo não encontra tempo suficiente para a regeneração muscular e acaba aumentando a fadiga. É fundamental respeitar o tempo de descanso entre os treinos e, principalmente, dormir bem para que aconteça a recuperação da musculatura.

Leia também: Liberação miofascial previne lesões?

Padaria caseira: 4 receitas de pães sem glúten

Saúde em cápsulas: veja 5 suplementos para apostar

Agora confira alguns pontos importantes que devem ser seguidos para que você alcance seu objetivo (emagrecer, hipertrofiar, etc) com as atividades físicas:

Defina seus objetivos

Você quer ganhar massa, perder peso ou tratar doenças? Primeiro de tudo, é necessário saber onde se quer chegar. Existem tipos específicos de dieta para os três grupos e para que um especialista possa te direcionar o melhor caminho para o seu objetivo, é necessário que ele esteja bem definido.

Antes do treino

A dica é consumir carboidratos. Eles são leves e evitam a perda de músculos, além de garantir energia durante toda a atividade.

Depois do treino

Não perca o foco: cuidado para não repor mais do que gastou. O mais indicado é o consumo de proteínas para regeneração da musculatura. Incluindo também hortaliças e leguminosas, pois dão saciedade e repõe vitaminas e minerais que o corpo perdeu.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você