Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Dor na lombar? A culpa pode ser de exercícios inadequados; entenda

Cirurgião especializado em coluna alerta para os riscos que a sobrecarga e a má postura podem gerar para o corpo

Dor na lombar
Dor na lombar / Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

Sentir dor na lombar, infelizmente, é algo comum. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população já teve ou terá dor na coluna. E se você quer pular ou permanecer no grupo dos outros 20%, que não possuem esse tipo de problema, é importante praticar exercícios físicos regularmente. Mas, de maneira correta.

Errar na postura durante a execução de algum movimento, ou exagerar na sobrecarga dos exercícios, a curto, médio, ou longo prazo, pode piorar o quadro de dor na lombar. Além de contribuir para o aparecimento de diversos outros problemas ortopédicos pelo corpo.

“Muitas vezes, uma pessoa que assiste uma videoaula acredita que está fazendo o exercício de maneira correta, porém por mais que ela não sinta dor naquele instante ela pode estar prejudicando algum segmento da coluna” explica o Dr. André Evaristo Marcondes, ortopedista e especialista em coluna do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Se ao pular, agachar ou fazer um movimento, a pessoa sente dores, que não estão totalmente relacionadas ao treino, ela pode estar fazendo errado ou apresentar algum dano que precisa ser investigado. Até a dor muscular pode ser um sinal de exagero,” completa o especialista.

Portanto, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é fundamental realizar uma avaliação médica pra checar se o corpo está preparado para aquele determinado tipo de exercício. Além disso, a mesma importância deve ser dada ao acompanhamento de um profissional de educação física durante os treinos. Isso pode evitar não apenas a dor na lombar, como outras patologias graves e crônicas.

“Nem sempre os exercícios que são indicados para uma pessoa também são ideais para você”, finaliza o Dr. Marcondes.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Fonte: Dr. André Evaristo Marcondes – Ortopedista Especializado em Coluna – Mestre em Saúde Pública Global pela University of Limerick (Irlanda) e especializado em Cirurgia de Coluna, Ortopedia e Traumatologia.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido