Saúde

Dor nas costas cresce 41% com as pessoas trabalhando em casa

Os maus hábitos aliados a permanência em casa fizeram com que o número de pessoas com dor nas costas aumentasse 41% na pandemia

Foto: Shutterstock

Com as pessoas mais tempo em casa, com home offices improvisados e maior taxa de sedentarismo, o número de pessoas com dor nas costas aumentou.

Segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 41% dos entrevistados passaram a sentir dores nas costas durante esse período e dos que já sofriam de dores crônicas, mais de 50% afirmam que o desconforto aumentou durante a quarentena. Outra pesquisa importante revelada sobre esse problema, foi apontada pelo Google que detectou que o termo “dor nas costas” teve crescimento de 76% desde o início da pandemia no Brasil, de acordo com o Google Trends, serviço de análise de tendências do buscador.

Para o personal trainer Wagner Favale, esses índices comprovam como os maus hábitos de saúde durante a pandemia tem refletido em regiões do corpo. “Muitas pessoas tiveram que adaptar seu ambiente de trabalho em casa, fazendo uso de assentos e mesas não apropriados para ficarem tantas horas sentadas. Além disso, apesar de haver um movimento de pessoas que estão praticando atividades físicas em casa, muitas ainda suspenderam suas práticas e não retornaram, aumentando a taxa de sedentarismo, principalmente infantil, explica.

Postura correta no Home Office

Para evitar a dor nas costas ao trabalhar sentado, com computador ou notebook é importante verificar a altura da tela. Ela precisa estar alinhada ao campo de visão do usuário. Por isso, é necessário usar apoios embaixo da tela, que podem ser livros, revistas ou uma caixa. Ou seja, não importa o que você usa e sim suspender o visor e o deixar alinhado à altura dos olhos.

Já as mãos e antebraços precisam estar apoiados na mesa. No caso de notebook, ao suspendê-lo, o teclado ficará no alto. Contudo, é necessário utilizar um teclado externo para deixá-lo na mesa enquanto o notebook ficará suspenso.

Já no assento, as mais indicadas são as poltronas ou cadeiras com braços e que possuam o encosto alto, dando apoio à coluna. É importante ajustar as regulagens de inclinação e altura e para saber a forma mais adequada, basta perceber e garantir que as pernas estejam em um ângulo de 90º.

Os pés também ajudam a evitar a dor nas costas. Há modelos de apoio com inclinação que ajudam e induzem o corpo a permanecerem em uma melhor posição, principalmente mantendo os quadris posicionados corretamente, sem quem eles avancem.

Postura correta na utilização de celulares

Já na utilização de celulares, ao invés de abaixar a cabeça para visualizar a tela, o usuário deve usar um dos antebraços para apoiar o cotovelo do outro braço, que está com o celular. Dessa forma o aparelho ficará suspenso e alinhado ao campo de visão. E o outro braço estará dando apoio para evitar que o usuário se canse de ficar nessa posição.

Trabalhar em pé

Um estudo da Sociedade Britânica de Psicologia mostrou que as pessoas gastam em média cinco horas e 41 minutos sentadas por dia e os danos, incluindo a dor nas costas, são inúmeros para quem fica muitas horas nessa posição. Na contramão desse comportamento, cresce o número de estudos e adeptos a se trabalhar em pé. “Pesquisas apontam que essa postura aumenta a expectativa de vida e reduz o risco de problemas cardiovasculares. Por isso, evite passar mais de 20 minutos sentado na mesma posição. Além disso, é bom tentar alternar com a posição em pé, por volta de 10 minutos”, completa Favale.

Segundo ele, nos intervalos entre uma posição e outra é sempre bom caminhar. Mesmo que num pequeno espaço, indo ao banheiro, tomando um café, fazendo alguma atividade.

Por fim, a última dica é a mais importante para evitar a dor nas costas. “Não deixe tudo perto, de fácil alcance, justamente para motivar que a pessoa se levante e se movimente periodicamente”.

Você também vai gostar

Treinos

Com os avanços tecnológicos se tornou possível treinar sem ir para a academia. Personal trainer revela segredos que vão ajudar no treino online

Saúde

Seja muscular ou nas articulações, as dores no corpo se intensificam com as temperaturas baixas. Ortopedistas mostram formas de aliviar o problema

Saúde

Especialista explica porque treinar a lombar pode aliviar lesões e dores na coluna. Saiba por onde começar

Fitness

Entenda como uma musculatura fortalecida pode prevenir problemas posturais e ortopédicos

Sair da versão mobile