Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Dor no joelho? 4 lesões que costumam acometer a região

Ortopedista explica o significado de diferentes tipos de dores na articulação

Dor no joelho
Dor no joelho / Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

Sentir dor no joelho pode parecer algo comum e sem muita importância. Seja para quem é sedentário, ou mesmo para os que praticam algum tipo de atividade física regularmente, qualquer tipo de incômodo recorrente na região precisa ser investigado de perto.

Dessa maneira, para facilitar a vida de quem sente dor no joelho, o Dr. Samuel Lopes, médico ortopedista, especialista em cirurgias do joelho e traumas do esporte, separou quatro lesões comuns entre as pessoas que sentem incômodos constantes na região. Confira:

1. Problemas nos meniscos

Advertisement. Scroll to continue reading.

Segundo o especialista, existem dois perfis de lesões nos meniscos: as traumáticas, associadas aos esportes e atividades do trabalho; e as degenerativas, associadas ao desgaste natural no joelho com a idade e fatores como sobrepeso e sedentarismo, que tornam o menisco sobrecarregado. Enquanto as lesões traumáticas, na maioria das vezes, são tratadas com cirurgia, as degenerativas evoluem bem com tratamento fisioterapêutico, fortalecimento muscular e atividade física orientada.

2. Condropatia patelar

Essa alteração da cartilagem da patela pode ser uma doença, um desgaste ou alguma lesão. Na condropatia, a cartilagem do joelho sofre um processo de degeneração progressiva, que provoca dor. Nesse caso, é fundamental fazer um trabalho de fortalecimento muscular para prevenir e cuidar da condição. Em qualquer exercício, também é imprescindível a correção da postura e a execução correta dos movimentos, além do cuidado com o excesso e a carga de treinamento.

Advertisement. Scroll to continue reading.
  • LCA

A ruptura do LCA (Ligamento Cruzado Anterior) é um tipo de lesão que impacta a vida dos esportistas e é comum em pacientes jovens a partir dos 15 anos. O LCA é responsável pela estabilidade do joelho e, quando há ruptura, é necessário buscar meios de proteger e estabilizar a articulação. Para prevenir o problema, é essencial um trabalho de fortalecimento e cuidados durante os treinos. A cirurgia pode ser o tratamento indicado de acordo com as necessidades do paciente.

  • Artrose

Acomete principalmente pacientes idosos, acima de 60 anos. É uma patologia que causa limitações de movimento no joelho. Comprometendo até mesmo atividades simples, como caminhar e subir escadas. A artrose pode ser tratada com exercícios, controle do peso e medicamentos que ajudam a aliviar a dor. Em alguns casos, a cirurgia pode ser indicada. O ideal é prevenir com bons hábitos ao longo da vida. “É preciso se cuidar, principalmente quando já se tem algum histórico de lesão meniscal ou uma lesão de cartilagem”, finaliza o Dr. Lopes.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido