Treinos

Dor nos cotovelos? Pode ser epicondilite; entenda

Outro conselho recomendado para quem está engajado na hipertrofia

Epicondilite - Shutterstock

O início de ano é o momento em que as pessoas renovam as suas metas quanto as atividades físicas. Quem frequenta a academia com objetivo de hipertrofia está atento a cada detalhe para manter o seu shape em dia. Nesse sentido, conheça epicondilite, o pesadelo dos cotovelos.

O que é epicondilite?

“É causada por movimentos repetitivos que lesionam os tendões do cotovelo. Apesar de ter esse nome popular de ‘tendinite do tenista’ e ser muito comum em praticantes de tênis e beisebol, não é uma doença exclusiva de praticantes destes esportes. É muito comum em praticantes de musculação”, afirma o personal trainer Fernando Dragão.

Questionado sobre a forma de evitar esse problema, Fernando cita dois exercícios para que a dor “suma” no decorrer dos dias, mesmo que aconteça aquele incômodo com a inflamação, que é natural.

“Epicondilite lateral: rosca invertida. Epicondilite medial: rosca punho. Faça de duas a três vezes na semana. Realize de três a quatro séries para falhar entre oito a dez repetições”, explica.

“A musculação é muito positiva para pessoas com algumas doenças crônicas. Os exercícios físicos realizados aceleram o metabolismo e melhoram diversos sistemas do organismo. Podem ajudar no alívio da dor e reduzir a dependência de medicamentos”, orienta Dragão.

Saiba mais

A epicondilite acontece devido aos movimentos repetitivos, que acarretam as lesões nos tendões dos cotovelos. A parte interna é denominada de epicôndilo lateral, e a interna é chamada de epicôndilo medial. Já os músculos dos antebraços estão ligados as protuberâncias ósseas com os seus tendões.

Conselho

“Evitar a atividade física que esteja agravando ou retardando a cura é uma boa opção. Porém, para musculação também enfraquecerá a musculação e atrasará a sua recuperação. Eventualmente, com músculo fraco você voltará a sentir dores. Procure um bom profissional para te orientar”, termina Fernando.

Fonte: Fernando Dragão

Você também vai gostar

Saúde

Existem diversas causas para a obesidade, não sendo apenas uma questão de "comer muito", como a maioria das pessoas pensam

Condicionamento Físico

Interromper o treinamento por duas semanas já pode trazer consequências para o condicionamento físico, por exemplo

Fitness

Profissional de educação física explica alguns exercícios de pilates acessíveis que você consegue fazer na parede da sua própria casa

Nutrição

Comida que faz parte de vários lares do Brasil e do mundo, a pizza pode ser saudável

Sair da versão mobile