Dor nos pés pode indicar problema grave de saúde; saiba como evitar

Ortopedista explica que alguns incômodos costumam ter relação com o desenvolvimento de doenças perigosas

Dor nos pés
Dor nos pés / Foto: Shutterstock

Sentir dor nos pés, ou qualquer outro tipo de incômodo, pode parecer algo corriqueiro e, até certo ponto, normal. Afinal, principalmente para as pessoas que praticam algum tipo de atividade física, a sobrecarga nessa região do corpo costuma ser intensa.

Mas, ignorar alguns sintomas pode ser perigoso para a saúde como um todo. Dessa maneira, é importante ter atenção não apenas com a dor nos pés, mas com bolhas, inchaços, rachaduras, calos, manchas e atritos também.

“Observe a cor e a textura das unhas, para verificar se não há infecção. Da mesma forma, cheque a cor dos pés: se estiverem azulados, pode indicar falta de circulação, assim como se estiverem vermelhos, podem indicar infecção ou inflamação. Também sinta se há algum incômodo constante que deve, sempre, ser investigado”, afirma o médico ortopedista, Dr. Bruno Takasaki Lee, especialista em pés.

Por isso, ao sentir uma constante dor nos pés, a indicação é procurar rapidamente por uma avaliação médica mais criteriosa. De acordo com o Dr. Lee, existem três condições comuns que merecem bastante cuidado, já que podem indicar até mesmo a presença de alguma doença. Confira:

  • Câimbras: desconforto passageiro, geralmente, ligado ao excesso de esforço muscular;
  • Inchaço: acúmulo de líquido sinaliza desde traumas locais à problemas no sistema circulatório, como hipertensão e insuficiência cardíaca;
  • Dedos sobrepostos: estão relacionados a degeneração por sobrecarga crônica e também podem ser resultado da progressão da artrite reumatoide;

“É importante que os pés recebam atenções frequentemente. Assim, é possível evitar males comuns, como joanetes, esporão, fascite plantar, rachaduras, frieiras, entre outros”, diz o médico.

Como evitar dor nos pés

Além do acompanhamento médico, existem algumas outras atitudes simples que podem ser aplicadas no dia a dia e conseguem evitar o aparecimento de dor nos pés. Uma delas, e talvez a principal, é saber escolher corretamente o tênis.

“Um calçado adequado é capaz de evitar uma série de problemas nos pés, como esporões e reduzir sintomas de joanetes. Opte por modelos que encaixem da melhor forma no seu tipo de pé, com solados menos flexíveis, para redução da sobrecarga. Evite o uso excessivo de salto alto e opte pelo material e tamanho adequado. Observe também a capacidade de amortecimento de impacto do calçado e evite solados escorregadios”, finaliza o Dr. Lee.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você