A influencer e musa fitness Gracyanne Barbosa, de 41 anos, surpreendeu com desabafo na web sobre um trabalho internacional perdido devido à sua incapacidade de perder os 10 kg exigidos para o contrato. Aí é que surge a dúvida: perder gordura ou massa magra? Qual é mais difícil?
Perder gordura ou massa magra? Saiba na sequência
“A resposta a essa pergunta é que depende de cada caso, mas para pessoas como a Gracyanne, que já têm pouca gordura, é muito mais difícil perder gordura do que massa magra”, pontuou o nutrólogo Dr. Ronan Araujo.
O especialista pontuou na sequência que isso ocorre porque o corpo prefere preservar o tecido adiposo como reserva energética em situações de déficit calórico extremo e pode usar a massa muscular como combustível, se o déficit for muito agressivo.
“No caso da Gracyanne, que já estava com índice de gordura corporal baixo, perder 10 kg sem sacrificar a massa magra tornou-se praticamente impossível. Para alcançar esse objetivo, seria necessário um controle extremo da dieta e dos exercícios, o que poderia levar a perda de massa muscular e até riscos para a saúde”, completou.
Por que a dieta restritiva não costuma ser eficaz?
Gracyanne mostrou em suas redes sociais uma alimentação restrita para tentar cumprir a meta de perda de peso. No vídeo, exibiu um prato com apenas 150g de frango e repolho. Exemplo claro de dieta hipocalórica que muitos acreditariam ser suficiente para perder peso rapidamente. No entanto, o corpo humano é mais complexo do que isso.
“Dietas restritivas podem ser um tiro pela culatra quando se trata de corpos musculosos. Em vez de queimar gordura, o organismo pode diminuir o metabolismo como um mecanismo de defesa contra a escassez de nutrientes. Isso faz com que, mesmo comendo menos, o corpo segure os estoques de gordura restantes. Tornando a perda de peso ainda mais lenta”, concluiu Ronan Araujo.