Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecimento

Emagrecer sem restrições é possível? Endocrinologista explica

Dietas restritivas não são indicadas para quem deseja perder peso. Entenda como emagrecer de maneira saudável

Emagrecer sem restrições é possível? Endocrinologista explica
Emagrecer sem restrições é possível? Endocrinologista explica / Foto: Shutterstock

Emagrecer não costuma ser uma tarefa fácil. Ainda assim, a internet está cheia de fórmulas milagrosas, como uma dieta da moda, uma injeção, um novo remédio, aplicativos e até mesmo cursos que prometem a perda de peso rápida e definitiva. No entanto, nesses casos, a decepção é quase certa, pois todos esses métodos podem causar o temido efeito sanfona.

No entanto, isso não é motivo para desistir. “A obesidade é uma inflamação que precisa de tratamento. É uma doença crônica que precisa de cuidados para toda a vida”, explica a endocrinologista Dra. Gabriela Iervolino, formada pela UNIFESP e titulada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A especialista reconhece que emagrecer pode ser um desafio, o que não significa que a melhor alternativa seja abandonar seus planos. “Com persistência e foco é possível alcançar os objetivos relacionados à boa saúde. Basta seguir as orientações certas”, destaca.

Por que não tentar emagrecer com restrições?

O principal perigo está nas dietas restritivas, que podem levar ao surgimento de transtornos alimentares.”Além do risco de ganho de peso ainda maior à longo prazo, esses problemas podem levar à anemia, desidratação e outros problemas graves de saúde. É por isso que é tão importante seguir uma dieta equilibrada e ter cuidado com o que se come durante o processo de emagrecimento”, aconselha a médica.

Segundo a especialista, a melhor alternativa é emagrecer sem qualquer restrição. Isso porque este é o único método que gera menos ansiedade para o paciente. Além disso, é uma maneira eficiente de adotar um novo estilo de vida. 

“Você será acompanhado por um profissional, que depois de uma anamnese, não lhe proibirá de comer, mas fará com que você tenha consciência de que é necessário moderação. Isso, aliado a mudança do seu estilo de vida, fará com que você tenha sucesso emagrecendo e assim, aproveitando a vida no caminho”, afirma.

Ela ainda destaca que emagrecer é um processo seguro, isento de riscos e efeitos colaterais quando o paciente é orientado e acompanhado por um profissional. Para provar que é possível perder peso sem trazer danos à saúde, Gabriela traz alguns exemplos:

Atividade física

A atividade física é um fator importante na perda de peso saudável, afinal, é imprescindível se exercitar para emagrecer de maneira saudável. “O tipo de atividade, a frequência e a intensidade é algo muito individual e é adaptado a cada paciente. É muito importante que seja uma atividade física prazerosa, e que seja um momento de autocuidado e amor”, aponta a endocrinologista.

Estilo de vida

Um estilo de vida saudável é muito essencial para emagrecer sem prejudicar a saúde. “É necessário dormir pelo menos oito horas por noite, beber água o suficiente para deixar sua urina clara, e ter válvulas de escapes para evitar o estresse, como a atividade física, meditação, aromaterapia, massagem, entre outros”, aconselha.

Genética

A genética é outro fator importante na perda de peso saudável. Algumas pessoas nascem com o genótipo que favorece o ganho de peso, enquanto outras têm o genótipo que favorece a perda de peso.

“É importante lembrar que é possível emagrecer com total segurança, minimizando quaisquer riscos e efeitos indesejáveis, como os causados por dietas hiper restritivas, uso de anfetaminas ou quando o paciente segue alguma conduta fora dos padrões médicos. Daí vem a importância de se procurar um profissional de confiança e com resultados estáveis a longo prazo”, explica.

Afinal, o objetivo é que o paciente perca peso de forma saudável e gradual, reduzindo o risco do efeito sanfona. “Para isso, cuidar da sua alimentação, praticar atividade física, adotar um estilo de vida saudável e manter cuidados emocionais, psicológicos e genéticos são essenciais para o resto da vida”, finaliza.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O chocolate amargo é a principal opção nessa proposta

Saúde

Outro motivo para atingir a meta proteica de forma saudável

Emagrecimento

Alimentação balanceada com exercícios físicos é a combinação indispensável desse objetivo

Treinos

A prática regular desse esporte gera benefícios a longo prazo

Saúde

A vida física ativa é que dita os resultados dessa proposta

Nutrição

Outro tópico checado pelo Sport Life para impedir a disseminação de mitos sobre esse suplemento

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O chocolate amargo é a principal opção nessa proposta

Saúde

Outro motivo para atingir a meta proteica de forma saudável

Emagrecimento

Alimentação balanceada com exercícios físicos é a combinação indispensável desse objetivo

Treinos

A prática regular desse esporte gera benefícios a longo prazo