Connect with us

O que você está procurando?

Angélica Almeida

Emagrecimento: erros que atrapalham os resultados e como evitá-los

Se você treina bem, mantém a dieta e, mesmo assim, não consegue mais evoluir, entenda como resolver esse problema

Como manter o emagrecimento saudável
Como manter o emagrecimento saudável - Foto: Shutterstock

Realmente, é comum encontrar quem acredita que segue corretamente um plano de emagrecimento e, mesmo assim, não consegue resultados. Por isso, o processo precisa ser acompanhado. O que acontece, na verdade, é que o estímulo não está na medida necessária para ocasionar um desequilíbrio e o corpo continuar emagrecendo.

O que pode atrapalhar o processo de emagrecimento

Incluir muitas “exceções” na alimentação, falta de organização com o que precisa estar disponível para manter a dieta, falta de treinos ou intensidade inadequada. Se você se exercita regularmente, mude os treinos a cada quatro semanas. O treino precisa evoluir e gerar um novo estímulo.

Ter um controle ajuda a visualizar os erros. Programe a semana, deixe tudo pré-estabelecido, faça as compras da dieta, agende seus treinos. Em seguida, faça um diário alimentar, preencha uma planilha dos dias que realiza atividade física, semana a semana. Quanto mais cedo realinhar os pilares, mais rápido conseguirá ver os resultados.

Estresse

Um fator determinante para estagnar o emagrecimento é o estresse. Afinal, ele aumenta o seu cortisol, que é o grande vilão da história. Essa substância faz com que o corpo libere adrenalina e insulina, como uma resposta metabólica primitiva de defesa e proteção, que nos fornece mais energia para os músculos, caso seja necessário correr ou lutar.

O alto nível de cortisol no organismo faz com que o nosso sistema nervoso central entenda que o corpo precise de mais energia (mesmo quando não precisamos). E é claro que, quando a irritação e a ansiedade tomam conta, a tendência é perder o controle da alimentação e procrastinar o treino.

Sono ruim

Noites mal dormidas refletem no seu emagrecimento. E isso é justificado pelo hormônio da saciedade: a leptina. Com ele em baixa produção, automaticamente aumentamos o consumo de calorias, para além do necessário. Enquanto o da fome (grelina) fica em alta. Ou seja, quando isso ocorrer, redobre a atenção nos alimentos consumidos

Faça a higiene do sono e estabeleça horário para dormir. O processo de emagrecimento acontece no descanso. Sem falar que dormir bem ajuda no bom funcionamento de todo o corpo. Afinal, durante o sono acontecem várias secreções de hormônios que, se estiverem devidamente equilibrados, podem influenciar no processo.

Escrito por

Personal para mães e mulheres/ Coach de Emagrecimento/ Analista de Perfil Comportamental de Emagrecimento. @angelicaptrainer.

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Aprenda a preparar um cardápio fitness delicioso e inove nas receitas saudáveis do dia a dia

Crossfit

Conheça os segredos da atividade física que ganhou grande popularidade nos últimos anos

Nutrição

Nutricionista indica como usar o alimento cítrico para potencializar os treinos e a saúde do corpo

Saúde

Muito além da estética, prática tem a capacidade de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas

Nutrição

Falta de líquido pode gerar inúmeros desconfortos para o organismo; conheça alguns alimentos ricos em água que podem te ajudar

Nutrição

Nutricionista revela como alguns produtos do supermercado podem confundir as pessoas que querem emagrecer

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Criatividade e disposição são os segredos da constância no processo de perda de peso

Fitness

Especialista explica as razões que nos levam a ganhar e perder peso rapidamente durante o emagrecimento, tendo o chamado efeito sanfona

Nutrição

Alimento pode ser um bom aliado do emagrecimento; veja 4 razões para incluí-lo na dieta

Fitness

Especialista aponta quais são as estratégias mais eficientes para cada tipo de pessoa