Treinos

Erros do treino de pernas: personal lista 10 práticas comuns

Esse conjunto de falhas atrapalha o treino de excelência

Treino de pernas - Shutterstock

O treino de pernas serve para quem objetiva definição muscular, aprimoramento da mobilidade e impede que aconteça a aparência desproporcional sobre os membros superiores. Porém, cada detalhe faz a diferença e veja na sequência os 10 erros no treino de pernas listados pelo personal trainer Fernando Dragão.

Os 10 erros no treino de pernas

Posicionamento dos joelhos

“Os joelhos devem sempre acompanhar o posicionamento dos pés. Valgo dinâmico um dos maiores causadores de problemas nos joelhos”, afirma Fernando.

Encaixe dos joelhos

“Encaixar os joelhos no final de cada série e encontrar um ponto de descanso. Relaxando a musculatura, eliminando o tempo sob tensão do exercício, interrompendo a contração e alongamento do músculo”, explica Dragão.

Manipulação das cargas

Esse tópico aborda de forma resumida de que não há peso demais ou menos pesos. A carga deve ser com qualidade. O pouco peso não dá intensidade para microlesões nas fibras musculares e, consequentemente, a hipertrofia miofibrilar.

“Já se você colocar peso exacerbado, executará o exercício com compensações de outros músculos, comprometerá a execução, qualidade e amplitude do movimento. Na pior das hipóteses, lesões em músculos e tendões”, garante.

Excesso de exercícios

Respeite o seu limite. A carga de acordo com que aquilo que você consegue cumprir permite que o seu treino seja bem feito. “Faça uma periodização dos treinos, não cometa excessos, isso pode gerar um desgaste metabólico e você perderá massa muscular”, orienta o personal trainer.

Execução errada

“Se posicionar errado no aparelho, levantar o glúteo em alguns exercícios, como: leg press, cadeira extensora, cadeira abdutora e balançar o corpo na tentativa de sobrepor a execução suja do movimento. Corrigindo esses maus hábitos, você terá um exercício mais pesado e eficiente sem necessariamente aumentar as cargas”, relata.

Pouca amplitude

O movimento de pouca amplitude não absorve o potencial biomecânico do exercício. “Agachando pela metade, descendo pouco no leg press ou outros exercícios. Assim como no tópico acima, uma boa amplitude deixará o exercício mais eficiente”, argumenta.

Impulsionar os exercícios

“Muito comum em exercícios de panturrilhas. Academia é execução e concentração. Não use o seu corpo como facilitador do exercício. Não se sabote”, confirma.

Desequilíbrio muscular

Não vale a pena treinar os seus pontos fortes e negligenciar os seus demais pontos fracos. “Mantenha um bom equilíbrio. Treine com a mesma intensidade ou até superior os seus pontos fracos. Busque uma harmonia no seu corpo”, destaca.

Preservar a sua coluna

“Exercícios como stiff evita um aumento abusivo de cargas ou vai causar uma curvatura na sua coluna. Diminuindo drasticamente o alongamento posterior da coxa e sobrecarregando a coluna”, analisa Fernando.

Exagero na amplitude

“Descer demais sem controle pode gerar uma retroversão pélvica e sobrecarregar a sua lombar. Tenha uma boa amplitude, mas preserve a biomecânica do movimento”, encerra Fernando Dragão.

Você também vai gostar

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Sair da versão mobile